Como Limpar Bancos de Couro do Carro


Confira dicas importantes e eficientes de como limpar os bancos de couro do seu carro de maneira correta.

Sinônimos de sofisticação e modernidade, os bancos de couro são eleitos por muitos motoristas para recobrir o estofamento do carro. Apesar de ser mais resistente do que os revestimentos comuns, para realmente durar mais é importante que o banco de couro seja limpo e preservado da maneira correta, do contrário também pode desgastar e rasgar facilmente.

O melhor modo de preservar os bancos de couro do seu automóvel é investindo na hidratação do tecido, que é fundamental para evitar que ele desbote ou acabe rachando com o passar do tempo.

Confira abaixo dicas de como cuidar e aumentar a durabilidade do banco de couro do seu carro!

Comece limpando o banco de couro

Antes partir para a hidratação do couro, a primeira coisa a se fazer é higienizar os bancos do carro. Esse processo é necessário porque o suor, chaves, tintura da roupa, vestígios de alimento e poeira acumulada podem criar uma camada de sujeira que danifica o tecido.

Para fazer a limpeza de forma adequada, pegue uma esponja bem macia e molhe-a em sabão ou detergente diluído em um pouco de água, e vá passando-a na superfície do banco. Nas áreas da costura é comum haver mais dificuldade para remover as sujeiras. Nesse caso, é recomendado utilizar uma escovinha e esfregar com cuidado para retirar o pó que está encalacrado. Mas, esfregue com suavidade para não causar arranhões. A secagem pode ser realizada com um pano macio e seco.

Quando o revestimento tiver alguma mancha difícil de tirar, o mais recomendado é procurar o auxílio de um profissional. Jamais faça uso de substâncias abrasivas ou exerça força excessiva na tentativa de removê-las, pois isso pode causar um estrago ainda maior.

Escolha o hidratante certo

Evite usar qualquer produto para hidratar o banco de couro do carro, às vezes o barato pode sair caro. O mais apropriado é optar pelos hidratantes com uma consistência mais refinado, uma vez que eles são melhor absorvidos pelo couro. Também recomenda-se usar produtos líquidos e que sejam de boa qualidade, que possam ser espalhados com facilidade e uniformemente.

Não se esqueça de prestar atenção no cheiro do hidratante. Mesmo que a fragrância dure apenas alguns dias ou semanas, você não vai gostar de sentir um odor forte ou desagradável toda a vez que tiver que entrar no veículo.

Como hidratar

A hidratação tem que ser feita minuciosamente e com cautela. Pegue o hidratante e aplique-o de maneira homogênea, ou seja, garantindo que toda a superfície do banco receberá a substância. Para que isso seja possível, o correto é espalhar o produto em porções iguais em todo o revestimento do automóvel.

Feita a hidratação, você deve aguardar em torno de 40 minutos para que o hidratante seja bem absorvido pelo tecido de couro. Depois de aguardar esse período, faça uma inspeção nos bancos para checar se a substância de fato foi absorvida. Se você perceber que há uma concentração maior do produto em algumas partes, pegue uma flanela seca e remova os excessos.

Após a hidratação o carro ficou com um cheiro forte? Tente deixar as portas abertas por um tempo até o odor fique mais suave.

Posso usar hidratante corporal?

Certamente você já ouviu alguém contar que usar hidratante corporal para hidratar os bancos de couro do carro. Essa prática é comum e mais barata, mas não é nem um pouco recomendada pelos especialistas.

Tenha em mente que o creme para o corpo é um cosmético com funções específicas e diferentes dos produtos desenvolvidos exclusivamente para os automóveis. Afinal, a pele humana é bem distinta do couro automotivo. O creme hidratante não é eficiente na limpeza do banco, além de ainda deixá-lo com um aspecto escorregadio.

Por Simone Leal

Banco de couro