Audi R8 E-tron – Novo Carro Esportivo Elétrico Autônomo


Modelo é capaz de chegar aos 250 km/h e carrega a bateria em 2 horas.

O Audi R8 E-tron já era, desde as expectativas sobre como realmente seria o modelo, motivo de especulações. Depois que a Audi fez o anúncio do superesportivo, muita coisa foi confirmada e muita gente ficou de “boca aberta” com carro. O R8 tem aquela rara habilidade de tirar o fôlego de quem é um apaixonado por carros.

O motivo é bem simples de ser explicado. Entre outros detalhes o R8 e-tron é um carro elétrico. Até aí nada de anormal. O interessante aparece quando percebemos que ele é capaz de ir de 0 a 100km/h em 3,9 segundos. Além disso, pode chegar a velocidade máxima de 250 km/h. Se esses pontos já são motivos de surpresa, ainda tem mais. O Audi R8 e-tron traz o fato inédito de não precisar de motorista.

Mesmo não tendo sido amplamente comentado na mídia especializada, o R8 não ficou sem ser percebido. Curiosamente e apesar de alguns começarem a dar um pouco mais de atenção ao modelo só agora em 2016, ele foi mostrado no passado durante a Consumer Electronics Show, evento que aconteceu em Shangai, na China.

O cupê da Audi é cem por cento elétrico. O alto desempenho do modelo também tem explicação. Aqui tudo se deve ao chamado Sistema Combinado de Carregamento (Combined Charging System, em inglês). Esse sistema possibilita o carregamento com corrente tanto contínua quanto alternada.

E devido a presença desse sistema é que será possível carregar por completo a bateria do carro em duas horas. Um espaço de tempo relativamente pequeno.

Uma curiosidade que veio junto com o R8 é o fato de que a Audi desenvolveu a própria bateria de alta tensão pela primeira vez. O dispositivo foi baseado em uma nova tecnologia que usa o lítio-íon.

Em termos de comparação, o primeiro protótipo da Audi tinha uma capacidade de 49 kWh e agora no R8 conta com 92 kWh.

O R8 conta com dois motores elétricos. Cada um deles possui 170 kW de potência, com isso o carro é capaz de entregar 462 cv de potência. A autonomia praticamente mais que dobrou já que no protótipo anterior chegava a 215km e agora vai até 450km.

A Audi tem se esforçado em apresentar produtos e inovações cada vez mais com um “pé no futuro”. E pelo visto tem acertado em grande parte de seus projetos. Vamos ver o que a marca reserva para o futuro.

Por Denisson Soares


Audi R8 E-Tron – Novo superesportivo será vendido no Brasil


Se uma máquina tiver a capacidade de anunciar que o futuro chegou, essa máquina chama-se E-Tron, carro da montadora alemã Audi, que é premiada não apenas pela beleza dos seus carros como também pela alta tecnologia que investe na fabricação dos seus possantes. Esse superesportivo da Audi é conhecido pelo seu design inovador, futurista, envolto num motor de 333 cv, que pode levar quem dirige a uma velocidade de 0 a 100 Km/h em apenas 5 segundos.

Também denominado de R-8 E-Tron, esse carro estilo coupé tem motor central elétrico e com potência suficiente tanto para as ruas quanto para as estradas. Devido ao alto empenho que o projeto do R-8 E-tron exige, a Audi engavetou o projeto de fabricação, no entanto, a companhia já adiantou que agora em 2014 esse carro que é cobiçado por muitos vai ganhar forma. O adiamento foi porque a Audi não encontrou baterias que fossem compatíveis com o objetivo de velocidade do carro.

Pelo novo projeto, o proprietário do E-Tron poderá chegar a velocidade de até 450 Km/h e a expectativa é de que até final de 2014 o carro chegue ao mercado, mas com um detalhe: será para poucos, já que o E-Tron será vendido apenas sob encomenda.

Com um design que não vai deixar nada a desejar para os concorrentes, apenas os afortunados poderão desembolsar a média de R$ 700.000 para ter um possante como este. Isso explica porque não será possível ver um carro como este estampando as vitrines das concessionárias Audi do Brasil, já que o valor está bem acima do se paga por um importado. A fama ainda colaborou para que o R8 E-Tron assumisse essa posição de glamour, pois a máquina fez participação no filme Homem de Ferro 3, mostrando toda a sua força e garra nas cenas mais eletrizantes da película.

Ao longo dos meses, a Audi do Brasil vai apresentar mais informações sobre o aguardado R8 E-Tronic. É só ficar no aguardo das novidades desse carro que vai estar pelas ruas e rodovias do Brasil.

Por Michelle de Oliveira

Audi R8 E-Tron

Foto: Divulgação