Novo Audi Q1 estará à venda em 2016


O Audi Q1 estará à venda em 2016 e está previsto para dar aos clientes uma alternativa de prêmio para pequenas SUVs, como o Nissan Juke. 

Embora seja muito cedo para confirmar preços, é de se esperar que o Q1 seja fixado no preço entre £ 18.000 e £ 20.000. O que sabemos é que o Q1 será mais ou menos do tamanho de um Audi A1 hatchback, mas com suspensão elevada e um corpo mais alto. Tal como acontece com o Nissan Juke, o Q1 provavelmente será oferecido como uma versão de duas rodas motrizes mais econômico, ou com tração nas quatro rodas para uma melhor capacidade fora ou dentro da estrada em fatores de  aderência.

O Q1 irá compartilhar seus motores com o A1, por isso podemos esperar tudo de um carro a gasolina de 1.2 litros a um TDI diesel de 2.0 litros. Um modelo básico pode até ser equipado com a gasolina de 1.0 litros do VW Up! e há também que se falar de um modelo híbrido plug-in que pode cair abaixo de 25g/km de emissões de CO2.  

Enquanto o Q1 seria um carro semelhante ao Nissan Juke, significa que os dois não seriam rivais diretos. No entanto, tanto a BMW quanto a Mercedes também estão desenvolvendo pequenos SUVs que, se construídos, seriam os carros que o Audi Q1 precisará enfrentar no mercado.

O Q1 será a parte inferior da gama da Audi no que diz respeito a  carros de passeios, que atualmente inclui o Audi Q3, Audi Q5 e Audi Q7. A Audi espera que o Q1 possa repetir o sucesso do Q5  em suas vendas de mais de 190.000 carros em todo o mundo que  representa um crescimento de 17% este ano. Carros de passeio  representam atualmente 28% das vendas inteiras da Audi.  Esta fabricação significa que o Audi Q1 é o primeiro de uma série de novos modelos estabelecidos para ser lançado em 2020 que irá inclui o novo Audi Sport Quattro, dois SUVs de estilo cupê que segundo rumores devem ser chamados de Q4 e Q6.

Por Jaime Pargan

Novo Audi Q1

Foto: Divulgação


Audi Q1 – Características


O Audi Q1 é o novo veículo esportivo utilitário destinado a roubar as vendas do Nissan Juke para os compradores que querem algo mais sofisticado.

O Q1 será acompanhado pelo Q2 desportivo, revelado no ano passado, no Paris Show. O novo modelo fará uso da arquitetura versátil MQB do Grupo VW. Ele vai usar a versão menor desta plataforma, que irá compartilhar com o novo Polo da VW  e no próximo Audi A1, previsto para chegar ao mercado em 2016.

O Q2 terá 4,250 milímetros de comprimento, 1.900 milímetros de largura, e 1.500 milímetros de altura, com uma distância entre os eixos de 2,550 mm. Já o Q1 é provável tenha cerca de 1.750 mm de largura e 1.570 mm de altura. Isso faz com que seja um pouco mais alto do que a A1, mas ligeiramente menor do que o Juke.

A maioria dos modelos trará tração dianteira apenas. Os novos modelos estão suscetíveis de terem incluído um motor turbo de três cilindros. Haverá também tanque de gasolina de 1.2 litros de quatro cilindros.

Audi Q1

Foto: Divulgação

As opções a diesel serão suscetíveis da inclusão de um novo TDI de 1,4 litros, além de maior potência 1.6 TDI. Um manual de seis velocidades será padrão e a nova caixa de velocidades automática de 10 velocidades oriundas da VW também estarão presentes. A versão mais cotada para estrear no ano que vem deverá ser a opção automática.

As imagens divulgadas na internet mostram o Q1 alternativo e atrativo que vai oferecer muito espaço para a personalização, incluindo opções de cores.

No interior, espera-se  que o projeto use temas minimalistas semelhantes aos usados  na última versão do A3, com a maioria das funções internas operadas pela MMI da Audi e uma tela central. Como o carro é destinado a compradores mais jovens que aderem ao estilo urbano, o Q1 oferecerá acesso à internet e Google Maps, Bluetooth e seis alto-falantes estéreos que serão padrão.

Por Jaime Pargan


Audi Q1 – Lançamento previsto pra 2016


Com tantas novidades no mercado automobilístico, as montadoras não estão pensando apenas nos próximos lançamentos, mas sim nos que serão fabricados daqui três anos, por exemplo. É o caso da Audi, que está planejando colocar no mercado mais um de seus modelos Q e já até deu uma entrevista sobre a estréia.

A notícia foi dada por uma revista alemã chamada Autobild. A informação é confirmada pela empresa na matéria, e de acordo com a publicação, o grupo planeja lançar o Audi Q1 em 2016.

O modelo, que dividirá plataforma com o Volkswagen Polo, que é a mesma em que o Audi A3 e Volkswagen Golf são produzidos. Sabe–se que o novo veículo vai medir 3,8 metros de comprimento, e terá, de acordo com a marca, “uma generosa distância do solo”.

As informações são de que apesar do estilo do novo Audi Q1 ser off-road, ele não será oferecido com tração nas quatro rodas. Ainda não há divulgação em relação o seu motor. Mas, a revista alemã anunciou alguns detalhes das novidades para o automóvel. Será um modelo a gasolina com 90 cv com motor 1.8 turbo de 231 cv, possivelmente em unidades 1.4 turbo TFSI. E um motor híbrido 1.2 litro em uma versão esportiva.

Por Jaime Pargan