Audi A2 sairá do mercado


O A2 parece não ter agradado tanto e por isso, está com os dias contados na Audi. Segundo a revista de origem inglesa Autocar, a fabricante abortará a produção da próxima geração da família A2. A notícia foi encarada com surpresa, pois o lançamento era dado como certo, uma vez que em 2011 a montadora alemã apresentou a designação A2 como conceito no Salão Frankfurt.

A decisão foi justificada pelo fato de ter diminuído a demanda por modelos totalmente elétricos. Como o A2 se enquadra nessa categoria, ele não tem trazido grandes lucros à fabricante. O carro em questão, apesar de moderno, leve e bastante econômico, não teve boa aceitação, nem conquistou bons números no mercado.

Não há de se desconsiderar a eficiência do A2. O modelo original vem equipado com motores 1.4 e 1.6 e tem o peso de apenas 900 kg. Além disso, apresenta uma autonomia incrível, chegando a desenvolver 30 km com 1 litro de combustível.

A Audi insistiu no modelo durante 6 anos, entretanto, o A2 não emplacou. A segunda geração seria lançada em breve e contaria com versões híbridas e 100%  elétricas.

Por Larissa Mendes de Oliveira Soares


Novo Audi A2 – Produção da Segunda Geração do Veículo é Cancelada


De acordo com alguns rumores divulgados recentemente, parece que a Audi resolveu interromper os planos da segunda geração do A2.

Conforme uma publicação da revista Autocar, a Audi interrompeu o desenvolvimento da segunda geração do veículo, que havia sido exibida durante o Salão de Frankfurt em 2011. O motivo da decisão seria que não há muita demanda para carros que são totalmente elétricos e a segunda geração do A2 seria um carro 100% elétrico com carroceria monovolume.

Outra característica pensada para o novo A2 seria a utilização de materiais como o alumínio, o que proporcionaria para o veículo grande autonomia, além de economia com combustível.

A primeira geração do A2 teve uma vida relativamente curta, pois o veículo foi produzido apenas entre os anos de 1999 e 2005. O carro foi disponibilizado em duas versões, uma 1.4 e outra 1.6. Mesmo sendo bastante econômico e capaz de rodar até 30 km por litro de combustível, ele não teve muito sucesso.

A segunda geração do Audi A2 seria lançada em 2014, em uma versão totalmente elétrica e outra híbrida plug-in. Entretanto, o cancelamento dos planos ainda não foi confirmado pela fabricante.

Por Guilherme Marcon


Audi A2 Concept – Novo Carro Elétrico


A Audi está trazendo de volta o A2, compacto produzido entre os anos de 1999 a 2005, mas que acabou saindo de linha. A nova geração do modelo, equipada com um propulsor elétrico, surge ainda como protótipo, mas poderá estar à venda a partir de 2013, segundo especulações da imprensa internacional, para fazer concorrência ao elétrico i3, da BMW, recém-apresentado.

O A2 Concept tem design futurista e carrega bastante tecnologia. O painel de controle, por exemplo, utiliza uma tela flutuante para mostrar ao condutor todas as informações sobre o veículo, além de permitir acesso à internet e aos diversos comandos do carro. Quanto ao design, as novidades são a carroceria em alumínio e fibra de carbono, que contribuiu para a diminuição do peso; o capô curto; o teto panorâmico de vidro, que permite alterações na transparência; e o feixe de lâmpadas de LED, que percorre toda a lateral da carroceria.

Com relação à parte mecânica, a montadora alemã não liberou os dados oficiais, porém especulações dão conta de que se trata de um motor alimentado por baterias de íon lítio, capaz de gerar 113 cv de potência e torque de 27,5 kgfm, o suficiente para levar o A2 Concept a uma velocidade máxima de 150 km/h. A autonomia do propulsor deve ficar em torno de 200 km, e a recarga completa, feita em qualquer tomada doméstica, vai durar 4 horas.

Fonte: Autocar

Por André Gonçalves