Novas Funções da CNH Digital e CRLV


Aplicativos da CNH Digital e CRLV ganham novas funções no celular.

A partir desse ano o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito passou a disponibilizar novas funcionalidades muito importantes para o condutor. Pensando nisso, é importante alertar sobre as três mudanças que chegaram à plataforma, desenvolvida essa pelo Serviço Federal de Processamento de Dados, o Serpro, para o Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran.

Uma das grandes novidades é a possibilidade de dois acessos diferenciados à Carteira Nacional de Habilitação Digital. Até então, a visualização somente podia ser feita através da digitação de uma chave de acesso que possuía quatro dígitos. Porém, com as mudanças, agora o usuário poderá fazer o mesmo por meio de sua impressão digital, garantindo maior segurança e conforto ao motorista.

Além dessa inovação, outra se refere ao Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, conhecido como CRLV. Na modalidade eletrônica, esse passa a trazer ainda mais informações referentes ao último ano do licenciamento, de forma a facilitar a identificação do momento em que foram quitadas as taxas que se referem à liberação do automóvel para a sua circulação.

Ainda, desde fevereiro outra função que teve a sua estreia foi a do compartilhamento do CRLV. De uma maneira resumida, isso quer dizer que é permitida a utilização de um mesmo documento veicular por mais pessoas. Assim, a regra permite que até cinco outros condutores (incluindo o proprietário do veículo) utilizem, simultaneamente, o certificado.

Sobre a atualização do app

Se você já possui o aplicativo instalado em seu aparelho, precisa saber que as atualizações serão realizadas automaticamente, não necessitando que você baixe o programa novamente. Vale ressaltar que a Carteira Digital de Trânsito utilizando a biometria somente é possível em tablets ou em smartphones que disponibilizem leitores de impressão digital.

As mudanças e novas funcionalidades que chegam à CNH Digital fazem parte de um pacote que busca constantes melhorias nesse sentido, utilizando principalmente o feedback dado pelos usuários nas próprias lojas oficiais do app. Assim, o que se busca com todas as novidades é o aumento na quantidade de adesões que utilizem a esses documentos em sua forma eletrônica.

Desde o mês de dezembro de 2018, a CNH Digital conta com a opção de ser gerada por meio do aplicativo, sem necessidade de comparecimento a um posto de atendimento do Detran. Com isso, o aumento no número de usuários foi de 85% em um período de apenas 30 dias.

No Brasil, cerca de 1,5 milhão de pessoas já utilizam a plataforma que permite a carteira nacional de habilitação em sua versão digital. Ainda, a versão digitalizada do CRLV também possui um número expressivo de usuários, contabilizando 85 mil pessoas que abrangem dez Estados com a opção do documento veicular. São eles: Distrito Federal, Amazonas, Amapá, Maranhão, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Pernambuco, Goiás e Ceará.

Como fazer o download da CNH Digital?

Pra baixar a sua CNH Digital, basta fazer a busca pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito na loja do Google Play ou App Store. Feito isso, é necessário fazer o cadastramento no app, ativando o cadastro e clicando no link “Ativar”, que é enviado para o seu e-mail. Após, faça o login na própria plataforma e clique na opção “Adicionar Documento”, que irá gerar a CNH Digital. É possível escolher entre as seguintes opções: “sem certificado” (comparecimento ao Detran) e “com certificado digital” ou “pelo celular”. Se você optar pela última, utilize o seu aparelho para realizar a leitura do QR Code e faça a sua prova de vida. Essa se refere a um movimento físico que é lido pela câmera do seu celular. Após, basta confirmar a validação e informar o seu número de seu telefone. Vale lembrar que o app irá pedir para que o usuário crie uma senha com quatro dígitos, que nada mais é que uma chave de acesso que precisa ser digitada sempre que o documento em modalidade digital for utilizado. A sua CNH Digital não precisa de acesso à internet para a leitura, podendo ser visualizada no dispositivo móvel mesmo sem conexão com a internet. Caso a bateria do celular descarregue e o motorista somente conte com a CNH Digital, haverá a aplicação de uma multa. Essa é no valor de R$ 88,38 e mais três pontos na carteira.

Kellen Kunz


Aplicativos Falsos de CNH Digital e IPVA – Riscos e Como Identificar


Falsos aplicativos já enganaram mais de 17 mil usuários.

Criado e distribuído pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o aplicativo da carteira digital deverá estar disponível em breve para todos os brasileiros. A proposta é reunir a CNH digital e o CRLV em um só aplicativo.

Para utilizar o aplicativo, basta ter o modelo atual da carteira de Habilitação impressa. Na nova versão, a CNH contém o QR CODE e depois de efetuar cadastro no Denatran, os motoristas precisam baixar o app, que é totalmente grátis, nas lojas oficiais do Google e Apple. Entretanto, os usuários devem ter muito cuidado com aplicativos falsos que utilizam contas fakes.

Cerca de 17 mil pessoas foram enganadas pelo app da CNH digital e IPVA

Na busca pelo app da carteira digital e por uma consulta fácil do IPVA, aproximadamente 17 mil pessoas foram levadas ao engano. Golpistas cadastraram aplicativos de CNH e IPVA falsos, objetivando o direcionamento desses usuários a anúncios comerciais.

Mesmo sendo altamente confiável, o Google Play Store não identificou os adwares imediatamente e até serem retirados da loja, eles conseguiram ludibriar um número considerável de pessoas. Esses apps não danificam e nem causam grandes problemas no sistema dos aparelhos, porém a propaganda invasiva deixa o aparelho mais lento, consume o pacote de dados, acaba com a bateria mais rápido, entre outros problemas.

A fabricante do antivírus Kaspersky Lab foi a responsável por identificar os falsos apps de CNH digital e IPVA, que logo foram removidos pela Play Store. Apesar disso, a remoção das lojas não garante que esses apps saiam por completo de circulação. Isso porque eles ainda podem estar operando nos celulares de quem já havia baixado antes da retirada.

IPVA não possui aplicativo único

O IPVA é uma cobrança de âmbito estadual e não é unificada. Por essa razão, o imposto não pode ser consultado a partir de um aplicativo único. A definição das regras de consulta e cobrança sobre a propriedade de veículo automotivo é particular de cada estado. São Paulo, por exemplo, é um dos muitos estados que ainda não possui app de IPVA.

A forma mais eficaz de verificar o IPVA é solicitando a consulta em bancos e instituições financeiras que possuem convênio para o recebimento do imposto. Proprietários de automóveis devem procurar informações sobre a cobrança do IPVA no estado em que reside, junto aos órgãos competentes.

Como identificar aplicativos falsos

No caso dos falsos apps de CNH digital e IPVA, uma contradição no nome cadastrado denunciava o golpe. Os golpistas cadastraram a conta com o nome de Ministério da Tecnologia, quando o correto seria Ministério da Ciência e Tecnologia. Porém, conforme já informamos anteriormente, o Ministério da Ciência e Tecnologia não é o responsável pela criação e gerenciamento do app da CNH digital.

Erros como este são muito comuns em apps falsos. A melhor forma de não ser enganado é buscando informações a respeito do app que deseja baixar. Além disso, adwares possuem mais propaganda do que os programas originais.

Geralmente, esses anúncios são expostos de forma abusiva e excessiva e o usuário poderá notar lentidão no dispositivo. Em alguns casos, o celular pode até travar. Mesmo quando o aplicativo não está sendo utilizado, os anúncios continuam operando em segundo plano.

A resenha feita por outros usuários é outo ponto extremamente relevante. A opinião registrada por pessoas que já utilizaram o programa poderá dar pistas acerca do bom ou mau funcionamento do app e se ele realiza os serviços a que se propõe.

É muito comum que apps e jogos tenham anúncios, principalmente quando são gratuitos. No entanto, sempre que o aplicativo apresentar propagandas de maneira inadequada, invasiva e irregular, os usuários devem fazer a desinstalação imediatamente.

Kátia Elaini Pereira da Silva


Waze ajuda a Encontrar Postos com Combutível


Aplicativo libera nova funcionalidade para informar postos que estão com combustível.

Com as paralisações devido a greve dos caminhoneiros, muitos estabelecimentos estão sem combustível para abastecer. Muitas pessoas estão sofrendo a falta de álcool, gasolina e diesel. Fica cada vez mais difícil encontrar postos de gasolina que ainda possuam estoque.

Várias regiões já decretaram situação de emergência devido a falta de combustível. Muitos cidadãos estão ficando sem gasolina para trabalhar, por exemplo. O transporte público está comprometido, pois não há combustível para os ônibus rodarem. Há até mesmo brigas acontecendo nos postos entre pessoas querendo abastecer.

No entanto, o aplicativo Waze lançou uma ótima alternativa para ajudar seus usuários nessa tarefa. Com o auxílio de outros usuários da plataforma, ficou possível encontrar locais para abastecer seu veículo e driblar a escassez nos postos de gasolina.

Confira a seguir como a plataforma Waze tornou isso foi possível para aqueles que buscam por combustível!

Entenda como a greve dos caminhoneiros deixou as cidades sem combustíveis disponível para abastecimento!

Desde o mês de maio, os caminhoneiros estão em greve por todo Brasil. O motivo da paralisação é que eles reivindicam que o preço da gasolina, do diesel e do álcool diminua. A greve começou após os sucessíveis aumento do preço do combustível que vinham acontecendo com frequência.

Como os caminhões estão parados, não há transporte dos produtos. Assim, o combustível não chegam até os postos de abastecimento. Como consequência, há diversos lugares onde não há mais gasolina, diesel e álcool. Muitas regiões já declararam estado de emergência em decorrência disso.

Por isso, as pessoas estão cada vez mais à procura de postos de gasolina que ainda possuem estoque para abastecimento. No entanto, já são milhares de estabelecimentos que sofrem da escassez.

Pensando em uma forma de ajudar pessoas a encontrar postos de combustível que ainda tenham estoque, o Waze lançou uma maneira de compartilhar essa informação com usuários. Confira a alternativa a seguir!’

Waze pede aos usuários para enviar informações sobre locais que ainda possuem combustível para efetuar abastecimento. Confira!

Diante da paralisação dos caminhoneiros, que tem afetado o abastecimento de gasolina, álcool e diesel nos postos há alguns dias, o Waze lançou uma alternativa para contornar a situação, contando com a ajuda de usuários.

O aplicativo é um guia de rotas colaborativo, no qual todos os usuários compartilham informações sobre o trânsito, como acidentes e congestionamento. Agora o Waze começou a solicitar que os usuários mandem informações sobre postos que ainda possuem combustível para o abastecimento.

Waze mostra onde há postos de gasolina que ainda possuem combustível disponível, com informações enviadas pelos usuários!

Conforme os usuários do aplicativo enviam as informações, o Waze mostra em sua rota quais são os locais onde ainda é possível abastecer. Na plataforma também estão notificados os estabelecimentos que estão praticando preços abusivos devido a falta.

Dessa maneira, 9 milhões de brasileiros receberam as novas informações acerca dos postos com combustível. Conforme novas pessoas vão encontrando locais com gasolina e outros em disponibilidade, registram no aplicativo e outros usuários recebem a atualização no celular.

Isso auxilia que cada vez mais pessoas encontrem combustível nos locais onde ainda há como encher o tanque do veículo. Basta abrir o aplicativo e procurar por postos com gasolina.

Aprenda como fazer para baixar o aplicativo Waze!

Caso você ainda não possua o aplicativo Waze para procurar os postos com gasolina disponível, vamos lhe ensinar agora mesmo!

Para celulares com sistema Android basta ir até o link https://play.google.com/store/apps/developer?id=Waze&hl=pt_BR, fazer o dowload Waze em seu celular.

Caso o telefone possua sistema IOS (Iphone), é possível encontrar o Waze disponível na Apple Store. Basta procurar pelo aplicativo e baixá-lo.

David Ferreira


Espelhamento do Waze para iPhone na Central Multimídia Ford


Atualização permite que usuários do iPhone espelhem aplicativo nos carros da marca.

Para os fiéis usuários do Waze, o mais famoso aplicativo de trânsito e indentificação de rotas e engarrafamentos na América Latina, e futuros compradores de carros da marca Ford, uma boa notícia: todos os carros da marca oval norte-americana não terão mais limitações para espelhar o aplicativo Waze nas suas centrais multimídias, mesmo o motorista possuindo um Iphone.

Esta limitação, diga-se de passagem, ainda muito comum na maioria das centrais multimídias presentes nos carros atuais, se deve em grande parte pela falta de sincronismo entre o aplicativo oficial da Apple para carros, o Carplay, e as centrais multimídia disponibilizadas pelas montadoras, uma incompatibilidade que incomoda em vista dos vastos recursos e tecnologias anunciadas por cada uma.

A Apple estranhamente não só não oferece este sistema para integração como também não tem o suporte para o uso de GPS, o que torna inclusive o seu uso proibitivo, uma vez que pode haver cobrança das montadoras para os interessados.

A Ford entendeu e usou de sua criatividade para sanar este acesso, com a nova plataforma Sync 3 atualizada. A partir de agora, o acesso e espelhamento é feito pelo próprio aplicativo da marca, o Sync App Link.

Isto significa que a Ford não depende mais da Apple para espelhamento deste programa em sua central, o espelhamento, apesar de ainda necessitar de conexão física do celular por cabos, vem a suprir uma importante demanda reclamada pelos usuários.

Como exemplo também citamos o aplicativo Mirro Link, muito utilizado por outras marcas que faz o espelhamento da tela do celular de maneira independente ao sistema Android Auto.

A novidade é pioneira no Brasil e “democratiza” o uso do App de qualquer plataforma para os novos carros da Ford.

Para completar, os carros que não possuem o novo sistema Sync 3, na última versão 3.0, podem fazer uma atualização de forma gratuita para utilizar o novo recurso, através do link: https://www.ford.com.br/servico-ao-cliente/sync/

Aonde o novo sistema esta (ou estará) presente?

Por enquanto a lista de carros com a novidade promovida pelo Sycn 3 são:

  • O SUV de entrada Ford Ecosport
  • O hatch compacto Ford Fiesta
  • O hatch médio Ford Focus
  • A Picape Ford Ranger
  • O sedã médio Ford Fusion
  • O SUV luxuoso Ford Edge
  • O ícone esportivo Ford Mustang

Como surgiu o Waze e por que ele é tão popular?

Muitas pessoas já fizeram esta pergunta antes, a resposta é relativamente simples, o Waze foi criado por três israelenses com ótimo faro para o empreendedorismo e negócios, são eles Uri Levine, Amir Shinari e Ehud Shabtai. Tudo isto com suporte financeiro e uma dedicada equipe de 80 pessoas em um ambiente propício à inovação.

A ideia e aplicação despertou interesse da gigante Google, que comprou o programa pela bagatela de 1,3 bilhão de dólares, tudo isto precisamente em Junho de 2011.

O resto todos nós sabemos, o sucesso foi instantâneo e mundial, recentemente a cidade de São Paulo foi apontada como um dos locais com maior quantidade de usuários no mundo deste aplicativo e não é para menos, uma de suas principais qualidades é seu sistema colaborativo entre seus usuários, além das constantes atualizações, permitindo conhecer rotas alternativas, informando por exemplo, a placa final do veículo, detalhe muito útil em cidades com sistema de rodízio como São Paulo e até inovações como apontamento de buracos em vias pelos motoristas.

Esperem por mais

Futuramente a Ford já anunciou que as novas versões do Ford Ka no mercado nacional também irão incorporar a novidade, deduzimos então que a expectativa é ter toda gama de veículos novos da marca já com o útil recurso nos próximos anos.

Ponto positivo para a iniciativa da Ford.

Carlos Batista


Melhor App GPS para Celular – Waze x Google Maps x Apple Maps


Confira aqui os prós e contras de cada um dos principais Aplicativos de GPS para celular.

Você usa algum aplicativo de GPS? Fica na dúvida quando chega o momento de optar por algum deles? Pois bem, nesse artigo nós iremos lhe apresentar os prós e os contras de cada um desses apps de localização.

Para continuar bem informado e fazendo as melhores escolhas no mundo tecnológico de smartphones, internet e rede, acompanhe esse post!

Saiba escolher entre Waze x Google Maps x Apple Maps!

A Associação de Consumidores (a organização Proteste) organizou um teste para informar os consumidores qual aplicativo de GPS é o melhor. A pesquisa comparou os três apps da área mais conhecidos e usados: Apple Maps, Waze e Google Maps. O objetivo principal desse teste organizado pela Proteste foi para conferir a qualidade dos aplicativos citados. Pontos como manuseamento, áudio, qualidade de navegação e outros itens tão importantes quanto, foram levados em consideração na hora da avaliação dos aplicativos.

No final desse teste, o app Waze levou o título de melhor aplicativo de gps.

Sobre a importância dessa pesquisa

A partir desta generalização da tecnologia, muitas pessoas passaram a substituir os aparelhos de GPS por aplicativos em seus smartphones, que por sinal fazem o mesmo trabalho em uma velocidade razoavelmente maior.

E eles não servem apenas para indicar um caminho específico, para quem desconhece o caminho mais curto ou de melhor estrada, os aplicativos de gps também podem garantir essas informações. Além disso, eles podem informar onde há trânsito parado ou buracos na estrada, por exemplo.

Fazer uso desses apps é cada vez mais comum e por isso é tão necessário escolher o melhor aplicativo de gps.

Confira cada item estudado e avaliado pela Proteste

  • Fácil manuseamento: Para descobrir qual era o melhor aplicativo no quesito manuseamento, os organizadores inseriram o endereço na barra de digitação. Todos os aplicativos tiveram pontos positivos já que os menus não se apresentaram complexos e os processos se deram instintivamente.

  • Informação de trânsito: Essas informações de trânsito contribuíram negativamente para a nota dos três aplicativos testados. Os três levaram “muito ruim” ou “ruim” como notas consideradas. O Waze só dá as informações de trânsito quando se é calculada a rota por ele, já o Google Maps oferta as informações por meio de linhas coloridas e caso o programa queira sugerir um nova rota, uma notificação aparece na tela do usuário sugerindo que mude de opção.

  • Consumo de Bateria do Smartphone: Nesse quesito é necessário ter cuidado para não ser pego desprevenido, os três aplicativos (Apple Maps, Waze e Google Maps) consomem bastante bateria. O Apple Maps consome mais bateria que os outros dois app testados, permite que o usuário fique com o celular ligado (sem carregador conectado) apenas 4 horas diretas. Já o Google Maps e o Waze permitem 6 horas de conexão sem interferência de carga de um carregador. Uma dica preciosa é ter sempre um carregador dentro do seu carro.

  • Inserção de destinos: Na hora de completar a lacuna “destino” tanto o Google Maps quanto o Waze foram classificados com “muito bom” e “bom” respectivamente, já o app gps da Apple foi classificado como “ruim”, já que nele a busca não é “amigável”, oferta rotas que não foram solicitadas e deixa a lista de favoritos no final da lista de histórico de viagens. Os apps que foram classificados positivamente tem uma ótima tolerância aos textos digitados de forma errada, sempre tentando corrigir da forma mais certeira possível

Lembrando que o Google Maps e o Waze foram testados tanto no sistema Android como no sistema iOs, já o app gps Apple Maps foi testado apenas no sistema iOs, pois está disponível apenas nele.

Carolina B.


TomTom Go Brasil – Novo Aplicativo de GPS concorrente do Waze


App mostra trânsito em tempo real e funciona sem internet.

Foi lançado no Brasil o aplicativo que deve ser concorrente do Waze: o TomTom Go Brasil. Ele já está disponível, gratuitamente, no sistema operacional Android e o app indica ao motorista o melhor trajeto para chegar ao destino com menos tempo, pois evita trechos congestionados pelo trânsito.

Apesar de o funcionamento ser similar ao Waze, o aplicativo conta com vários diferenciais como as estatísticas de trânsito, o aviso de radares de velocidade presente na via, entre outras informações que são repassadas em tempo real.

Outra novidade é que usuário pode usar o aplicativo no modo off-line para economizar os dados de internet. Neste caso, ele pode fazer o download dos mapas de regiões completas da rota, para programar o seu caminho. Entretanto, ao utilizar o app neste modo o usuário não tem acesso as informações transmitidas em tempo real.

O TomTom Go Brasil também mostra alguns pontos turísticos famosos da cidade de São Paulo em 3D. Um deles é a famosa Catedral da Sé. Além disso, o app identifica pontos de interesse do usuário, inclusive off-line, como por exemplo, postos de gasolina.

Com interface simples, o app já está disponível para download na Play Store e além da versão gratuita, tem a Premium, que pode ser adquirida pelo usuário por R$ 144,99. Os interessados podem testar sem custo esta versão, mas com restrição a dados de trânsito de até 75 Km por mês.

O app conta com a mesma interface da versão do GPS, o que facilita a navegação para os usuários, por torna-la mais simples e intuitiva. Que tal acessar o aplicativo? Ele já está disponível!

Outra novidade da marca TomTom é a câmara de aventura Bandit, que conta com resolução de vídeo 4K, edição de vídeo fácil em pouco tempo por meio do smartphone, sensores de movimento para capturar e registrar todos os momentos, montagem fácil e rápida, além de maior duração da bateria: até 03 horas de forma ininterrupta em full HD. Além disso, a câmara também é resistente a água. Desta forma, ela é ideal para a sua caminhada, passeio pelas trilhas, escaladas, mergulhos, viagens e outras aventuras que for fazer por aí.

Para saber mais é só acessar: https://www.tomtom.com/pt_br/action-camera/action-camera/.

Por Babi


Waze lança Novo Serviço de Caronas no Brasil


Diferente do sistema Uber, proposta promete disponibilizar novas funções aos motoristas.

O Waze é um aplicativo que disponibiliza os melhores trajetos, em forma de comando de navegação, dando informações de trânsito aos motoristas que se utilizem do software.

Foi anunciado nessa quarta-feira, dia 22 de março, pela diretora da empresa Waze, Di-ann Eisnor, que o aplicativo vai fazer a liberação de serviço de caronas no Brasil. A interação acontecerá da seguinte forma: os motoristas que fazem uso do aplicativo Waze para trajetos, poderão informar qual trajeto vão percorrer, a fim de pegarem pessoas pelo caminho que estejam indo na mesma direção. A direção da empresa deixou claro que não é a intenção que seja um serviço de trasporte particular.

A diretora afirmou que o serviço não é de táxi, transporte particular, Uber ou algo do tipo: é apenas um serviço de carona para que os usuários do Waze possam fazer algum dinheiro para cobrir custos, sem que isso caracterize um vínculo profissional.

Ainda não foi avaliada pelo Google qual será a primeira cidade a receber o serviço de caronas, mas estima-se que a previsão seja revelada ainda em 2017.

A função de carona já é utilizada em Israel e também nos Estados Unidos e promete chegar ao Brasil para amenizar a ociosidade dos carros. Apesar de o Waze transformar o comportamento dos motoristas no trânsito, os veículos ainda ficam estacionados aproximadamente 90% do tempo. Segundo a diretora do Waze, a função lançada deve resolver essa ociosidade.

O Brasil simboliza o segundo maior país em número de usuários do aplicativo Waze, sendo que a cidade que tem mais utilizadores é São Paulo. Portanto, a função pode vir a calhar sendo liberada em território nacional, principalmente numa grande metrópole como é a capital paulista.

A primeira cidade a incluir informações fornecidas pelo Waze em seu centro de tráfego foi o Rio de Janeiro. Daí nota-se o crescimento do software no país. O programa está disponível em dez cidades e, ao traçar uma média mundial, atinge um bilhão de pessoas no Brasil.

Di-Ann afirma que a missão do Waze é otimizar o tempo do motorista em seus trajetos.

Carolina B.


Aplicativo do Denatran dará Desconto em Multas


Aplicativo SNE, lançado pelo Denatran no dia 1° de novembro, dá descontos em multas de trânsito pagas pela internet.

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) lançou na terça-feira, dia 1° de novembro de 2016, um aplicativo de celular que permite o pagamento de multas de trânsito pela internet com um desconto de 40%.

Além disso, segundo o que divulgou o órgão, o app, que se chama SNE (Sistema de Notificação Eletrônica), terá outra importante função, que é aprimorar a troca de informações e dados relacionados a violações no trânsito entre diversos órgãos fiscalizadores, tanto federais como estaduais.

Contudo, de acordo com o que o próprio Denatran destacou, um dos princípios básicos para que o aplicativo seja amplamente utilizado é a realização de notificações eletrônicas por parte de todos os órgãos responsáveis por autuações e conduções.

Dessa forma, como várias entidades reguladoras e os Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) de algumas Unidades da Federação ainda não utilizam sistemas de notificações eletrônicas, ainda não é possível fazer essa “unificação” de dados.

Nesse sentido, o Ministério das Cidades divulgou que tanto os departamentos estaduais de fiscalização de trânsito como outras organizações que têm funções similares ainda estão passando por um processo de adequação em relação ao uso dessa nova ferramenta.

Lançado oficialmente na manhã de terça-feira (1°), o SNE ainda tem algumas restrições. Em relação ao pagamento das multas em si, só é possível receber o desconto de 40% quando o motorista se dispuser a pagar a infração prontamente, já que, em casos onde o infrator recorrer, o “benefício” é automaticamente perdido.

Outra restrição do Sistema de Notificação Eletrônica é em relação aos smartphones que poderão utilizar o app. Inicialmente, o SNE será disponibilizado apenas para quem utiliza os sistemas operacionais Android e iOS.

No primeiro caso, é possível fazer o download da aplicação na loja PlayStore. Já para quem utiliza o iOS, o SNE pode ser adquirido na loja da Apple, a AppStore. A intenção do Denatran é disponibilizar outras alternativas em relação a esse aplicativo na medida em que o seu uso for se tornando comum, tanto pelas entidades como pelos motoristas de todo o país.

Essa nova ferramenta chega exatamente no momento em que os valores das multas de trânsito foram revisados, sendo que as novas taxas começaram a ser cobradas no início de novembro. Algumas infrações sofreram grandes elevações, como o uso do celular ao volante, que antes tinha uma multa de R$ 85,13 e agora passou a custar R$ 293,47.

Alex Castro


Atualização do Google Maps para Android traz Modo de Direção


Novo recurso é capaz de adivinhar o destino do usuário através do histórico de locais visitados.

As pessoas que costumam fazer uso do aplicativo Google Maps em smartphones com o sistema operacional Android contam com uma boa atualização. O recurso novo é denominado de Modo de Direção, sendo que quando a mesma é ativada, a função pode adivinhar qual será o trajeto da pessoa, obviamente, tendo como base o histórico e os locais que mais costuma visitar.

O recurso de Modo de Direção já se encontrava disponível desde o início deste ano de 2016 em localidades como os Estados Unidos, Europa e o Canadá. O Brasil é um dos novos países que passam a ter essa função, que vai possibilitar uma melhor praticidade no momento de encontrar a melhor rota para o seu destino.

Quando o usuário faz a ativação do Modo de Direção, o aplicativo do Google Maps começa a detalhar as melhores opções para o seu trajeto. Para que isso seja possível, o aplicativo vai ter como base a sua atual localização do GPS, locais que foram definidos como casa e trabalho, o seu histórico recente dos locais visitados e também em informações do trânsito. Desta maneira, o app vai conseguir fazer a sugestão dos possíveis destinos e, enquanto o usuário seleciona a sua opção, o Google Maps vai mostrar como está no momento o trânsito nas proximidades e se há algum tipo de problema nos trajetos.

Se você já tem disponível esse recurso, você deverá ativar o Modo Direção no Google Maps no menu lateral, o qual é representado por “três traços”. Após isso, o usuário deverá clicar em “Começar a Dirigir”. Agora, o seu celular mostrará como o trânsito está para os possíveis trajetos que foram apresentados no aplicativo.

Caso seja da opção do usuário, o mesmo poderá adicionar o ícone do Modo de Direção na tela inicial do seu smartphone. Para que isso seja feito, você deverá acessar os “Widgets” e arrastar o mesmo para a tela. Esse é um modo mais fácil de clicar no recurso quando precisar do mesmo.

Por enquanto, esse recurso do Google Maps está disponível somente para os smartphones com sistema operacional Android. Mesmo assim, essa atualização pode levar ainda alguns dias para que cheguem para todos os usuários.


Utilização da tecnologia para acompanhar o trânsito


Vários aplicativos e sites que acompanham o trânsito em tempo real são ótimas alternativas para os motoristas que não querem pegar congestionamentos.

Se você é motorista no Brasil, deve estar acostumado com o trânsito lento das grandes capitais, principalmente nos horários considerados de rush. Mas a tecnologia é cada vez mais aliada dos motoristas quando se fala em controle do tráfego.

Atualmente, existem aplicativos e sites que acompanham o trânsito em tempo real, seja por câmeras ou com o auxílio de satélites, fazendo com que o motorista possa escolher a melhor opção para seu trajeto, ou quando isso não for possível, deixar o motorista preparado psicologicamente para o tempo que perderá no trânsito.

Alguns aplicativos que são amigos do motorista no controle do trânsito são:

Google Maps: É possível ver em tempo real como o trânsito está. Para isso basta digitar uma rota no campo de pesquisa e ir em “mostrar trânsito”. O site realiza uma pesquisa via satélite que mostra o fluxo do trânsito no percurso. As cores variam de verde, para o trânsito livre, até o vermelho escuro para grandes congestionamentos.

Waze: Aplicativo para celular, que funciona como uma “rede social”. Além de funcionar como o Google Maps, onde o fluxo do trânsito é mostrado em tempo real, é possível contar com informações em tempo real de outros motoristas que estejam na mesma via que você e que alertam sobre acidentes, blitz policiais, buracos e obstáculos na pista, dentre outros. O aplicativo já é uma verdadeira febre entre os motoristas.

Mapas da Apple: Os mapas disponíveis pela empresa em seus celulares começaram a contar com uma nova função: mostram informações sobre o trânsito em algumas capitais brasileiras, além de calcular com maior precisão o tempo de uma rota traçada pelo motorista. A Apple também atualizou as imagens de satélite de seu s mapas para uma melhor funcionalidade de seus aplicativos.

Câmeras online: Quem deseja ter uma noção visual do trânsito, ou não confia nos aplicativos para celular pode contar com o serviço de câmeras online. As câmeras estão instaladas nas principais ias das capitais brasileiras e as monitoram 24 horas por dia podendo ser acessadas a qualquer momento pelo motorista.

Todos concordam que uma das coisas mais desagradáveis é ser pego de surpresa por um congestionamento. Alguns motoristas nesse caso adiam sua volta para casa seja estendendo sua estadia no trabalho e adiantando alguns serviços, seja em algum lazer, os conhecidos “Happy Hours”. O importante é dar a opção ao motorista para escapar ou evitar a perda de tempo em seu dia a dia.

Por Patrícia Generoso

Google Maps

Foto: Divulgação


Ford lança aplicativo de iPad para donos de concessionárias da marca


Novo aplicativo da Ford para iPad.

Foi colocado à disposição pela Ford uma nova ferramenta para os donos de concessionárias da marca.

Trata-se de um aplicativo para iPad que visa auxiliar o processo de venda nos Estados Unidos. Depois de seis meses testando um projeto-piloto, que envolveu 14 lojas norte-americanas, a Ford então libeou o aplicativo de nome Showcase App.

Ele serve para todas as concessionárias que pretendem modernizar o seu atendimento. Já passam de 140 adesões desde o dia 01 de agosto.

O programa faz com que os consultores de vendas chequem em tempo real todo o estoque de carros da loja, sendo que os veículos são divididos por modelo, cor, ano de fabricação e opcionais.

Outra vantagem, é que os clientes agora podem ver vídeos explicativos sobre alguns dos itens tecnológicos da Ford diretamente no aparelho tablet do vendedor.


Aplicativo de Smartphone não deixa motorista atender celular no trânsito


Foi lançado pelo Ministério das Cidades, um aplicativo que auxilia o motorista a evitar o uso de telefones celulares no trânsito.

Com o nome de “Mãos no Volante”, o aplicativo evita o atendimento de telefonemas enquanto o condutor está dirigindo, avisando os remetentes com uma mensagem de texto.

Depois de fazer o download e ativar o app, o motorista vai ser impedido de atender ligações enquanto está no volante, pois o aparelho não vai tocar. As pessoas que ligarem ou enviarem mensagens de texto, vão ter suas ligações canceladas e receberão uma mensagem para informar que o usuário está no trânsito no momento e não pode atender.

Depois que terminar o seu trajeto, o motorista poderá checar as ligações perdidas. O aplicativo vai permitir programa o tempo estimado de viagem ou então ligá-lo/desligá-lo de modo manual, para fazer com o que o telefone volte a receber as ligações.

O aplicativo pode ser instalado de modo gratuito e utilizados em aparelhos com sistema Android.

O download é feito no Google Play de seu celular.


Della Via – Aplicativo para escolha de rodas para carros


A expansão do setor de veículos automotores foi tão evidente em 2010 que por algum tempo os números não se repetirão. Embora o início de 2011 tenha sido positivo para o segmento, medidas adotadas pelo Banco Central (BC) devem realmente impedir a continuidade de crescimento da mesma maneira vista meses atrás.
Os veículos saem das concessionárias geralmente padronizados, com exceção, por exemplo, do novo Uno, que permite ao consumidor emplacar adesivos esportivos. Os aficionados por customizações enxergam nas rodas um bom meio para causar um diferencial.
A Della Via, conceituada empresa do setor, lança na rede mundial de computadores um novo site especialmente desenhado para a divisão Racing Wheels no intuito de atender, com mais exclusividade, donos de carros de alta performance.
O proprietário pode, na página virtual, fazer o upload da foto de seu veículo e simular diferentes rodas para ele. O funcionamento é bastante simples, semelhante a uma imagem postada em redes sociais (copiar, colar e editar).
As rodas podem ser dimensionadas, permitindo ao internauta adequar o modelo preferido ao seu carro. Assim, pode sair de casa com a compra em mente. O endereço virtual para acessar esse curioso aplicativo é www.dellaviarw.com.br.
Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: Assessoria de Imprensa