ANP – Preço da gasolina tem redução de 1,28%


De olho nos postos de combustíveis, os consumidores podem notar que aos poucos os preços praticados ao etanol e gasolina comum estão em queda. O início da safra da cana-de-açúcar, matéria-prima utilizada em ambos, começa a exercer influência e pelas próximas semanas os motoristas ainda devem sentir menos no bolso o peso de transitar pelas ruas e avenidas.

Estudo edificado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) revela que na terceira semana de maio o preço médio da gasolina tipo C decresceu para R$ 2,861 o litro, diferença de 1,28% em comparação a semana anterior. O custo médio do etanol hidratado recuou 6,65% na mesma base de comparação, para R$ 2,076 o litro.

O levantamento da agência pondera que na cidade de São Paulo o preço médio do etanol baixou 9,53%, enquanto a queda na gasolina, também por litro, amenizou 1,36%. Em Brasília, as reduções foram de 4,77% e 2,52%, respectivamente, enquanto no Rio de Janeiro registrou-se baixa respectiva de 4,49% e 1,16%.

A ANP assinala que a trajetória de queda deve se manter pelos próximos dias.

Por Luiz Felipe T. Erdei


ANP divulga preços de combustíveis pelo celular


A aquisição de um carro flex propicia ao cidadão basicamente três possibilidades: abastecer o automóvel somente com etanol, apenas com gasolina ou com ambos os combustíveis. Portanto, esses consumidores sempre têm de estar atentos aos preços praticados nos postos. Para saber qual dos dois tipos é o mais rentável, basta dividir o valor do álcool pelo da gasolina. Se a margem (na calculadora, mesmo) for inferior a 0,70, o etanol é o mais vantajoso.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) apresenta toda semana a média de preços por todo o país e informa à população em quais estados o etanol é mais rentável. Atualmente, são poucas as unidades federativas com essa disposição, algo que deve arrefecer ainda mais até o mês que vem, quando, em março, haverá início da safra da cana-de-açúcar, matéria-prima base do álcool combustível.

Desde 14 deste mês, a ANP dispõe aos brasileiros informações, via celular, sobre os preços do etanol, gasolina, gás natural veicular (GNV), gás de botijão (GLP) e óleo diesel. A agência não é responsável pelos preços. O que ela realiza, na verdade, são as pesquisas para posicionar os motoristas.

Para acessar os dados em seu aparelho móvel, basta digitar www.anp.gov.br/npreco no navegador.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: ANP


Consulta de preços de álcool, gasolina, diesel, etc. em todo o Brasil – site da ANP


Já se perguntou se a gasolina ou o álcool que você está pagando estão muito caros (ou muito baratos) em relação a postos na sua cidade, em cidades vizinhas e em outros estados?

Pois saiba que você pode consultar uma tabela completíssima, atualizada semanalmente, no site da ANP. Lá é possível consultar o preço de todos os combustíveis (gasolina, álcool, Diesel, GNV, etc) em vários municípios de todos os estados. A pesquisa, conduzida pela empresa Pólis Pesquisa Ltda., lista o número de postos pesquisados e os preços máximo, mínimo e médio de cada combustível.

A tabela é tão completa que lista até mesmo os preços praticados por distribuidoras de combustíveis, que vendem no atacado, para postos de combustíveis. Só faltou mesmo colocar qual o posto mais barato :). Mas isso fica para você pesquisar.

Atualização: o site Meus Gastos realiza esse serviço de mostrar o posto mais barato.

Link para a tabela:

http://www.anp.gov.br/preco/