Android Auto – Novos Recursos e Design


Confira aqui as novidades presentes no Novo Android Auto.

Foram anunciadas na última segunda-feira, dia 6 de maio, pelo Google, as novidades no que se referem ao Android Auto. A atualização do sistema envolve um design reformulado e a chegada de novos recursos para o aplicativo no que diz respeito à central multimídia.

Com uma interface projetada para possibilitar e facilitar o acesso ao Android Auto por parte do motorista, o app destaca as informações relevantes para facilitar a sua utilização. Sendo assim, a proposta é que o condutor dê somente uma rápida olhada na tela e, com isso, já seja suficiente receber as principais informações de que precisa.

Não bastasse isso, o Google também buscou tornar mais simplificadas algumas tarefas que são rápidas e que podem ser executadas na direção. Por isso, a meta é que seja cada vez mais fácil utilizar o Android Auto. Vale lembrar que o app foi lançado há cinco anos e já está presente em, pelo menos, 500 modelos de carros, englobando 50 diferentes montadoras. Os dados são da própria empresa Google. Ficou curioso para saber mais sobre a lista de novidades que foi divulgada? Então fique ligado que nós contamos os detalhes para você.

Comunicação: facilidade e segurança

Com um novo centro de notificações que mostra na tela os alertas, chamadas recentes e mensagens recebidas, é possível escolher o momento em que você escuta e responde a elas. Com isso, prioriza-se a segurança do motorista e de todos que estão ocupando os demais assentos do veículo.

Simplicidade: do início ao fim

Sempre que você ligar o carro, o Android Auto continua de onde você parou. Assim, é possível dar seguimento à música que você ouvia antes e, também, o app de navegação segue sendo aquele que você está mais habituado a utilizar. Para isso, é preciso somente dizer o comando de voz “OK Google” ou tocar em um local que é sugerido para a finalidade de chegar a um destino.

Barra de navegação: menos comandos

Com uma nova barra de navegação, o Android Auto permite que se controle os app na ponta dos dedos, com um toque e sem maiores complicações. É possível ver todas as instruções sobre um percurso, atender o telefone e ouvir o seu podcast favorito, por exemplo. Tudo em uma mesma tela.

Tela: adequação a uma maior quantidade de modelos

Para os automóveis que possuem um visor grande, é aproveitado o espaço pelo Android Auto, de forma a mostrar ainda mais informações. Pode-se citar entre os exemplos: controle de telefonemas, comandos para avançar ou voltar a música que você estiver ouvindo e informações sobre quando realizar a próxima curva.

Cores: mais suavidade para os seus olhos

O Android Auto teve diversos aprimoramentos, principalmente em termos de design. Pensado para melhor se adaptar ao interior do automóvel, o app recebeu cores em tons mais suaves e escuros, com alguns toques em cor e fontes de fácil leitura e que não cansa a visão. Com isso, a garantia é de uma melhor visibilidade na tela.

Aplicativos preferidos

A barra de navegação remodelada permite a visibilidade de todas as instruções em cada curva. Por isso, é possível controlar o seu telefone e os seus aplicativos preferidos em uma mesma tela. E aí, gostou das novidades do Android Auto? Se você utiliza o app, nos dê a sua opinião nos comentários para que outras pessoas conheçam um pouco mais sobre ele.

O que se pode esperar, daqui para frente, são muitas outras reformulações para atender e satisfazer cada vez mais os motoristas que utilizam a ferramenta. Por isso, fique ligado nas tecnologias que chegam por aí para não perder nenhum lance sobre o assunto.

Kellen Kunz


Rumores sobre parceria entre Google e Audi para desenvolver sistemas de entretenimento para automóveis


Segundo rumores que correm no mundo da tecnologia, o gigante Google pode ter assinado um acordo com a Audi  – fabricante de carros – com o intuito de desenvolver em parceria sistemas de entretenimento para  automóveis que seriam construídos em torno de sua plataforma Android.

Ainda aguarda-se que o Google e a Audi anunciem oficialmente a parceria. A notícia do até então possível acordo foi divulgada primeiramente pelo Wall Street Journal.

Caso se confirme, o acordo coloca o Google em rota de colisão com a Microsoft e a Apple que já têm demonstrado interesse em projetos similares.

A Apple anunciou que possui planos de aumentar a integração iOS em carros em sua Worldwide Developers Conference, que tem previsão para ocorrer em junho. A Microsoft, por outro lado tem procurando se envolver em diversos projetos com os fabricantes de automóveis.

De acordo com o Wall Street, o objetivo do negócio não é integrar smartphones Android com os carros, mas sim ampliar a zona de alcance de tecnologia dos carros com uma outra plataforma para aplicativos Android que será desenvolvida.

Este projeto em especifico é diferente da abordagem usada pela Apple em que o iPhone seria parte integrante da funcionalidade dos carros. O recurso deverá fornecer uma maneira para que os usuários integrem funções e aplicativos de seus iPhones com mais força com os carros.

Até agora, a Apple já recebeu inscrições da Honda, Kia, Hyundai, Nissan, bem como marcas Premium como BMW, Mercedes, Ferrari e Infiniti para aderirem a esta nova plataforma.

A Ford também mostrou interesse em trabalhar no projeto da Apple. No entanto está gerenciando a integração por meio de sua própria plataforma  e não através de iOS.

A General Motors e Volkswagen ainda têm de anunciar suas intenções em ser ou não cortejada fortemente por ambas as empresas nos próximos meses.

Basta agora aos apaixonados por carros e tecnologia aguardar as novidades que virão.

Por Jaime Pargan

Parceria entre Google e Audi

Foto: Divulgação