Quais os tipos de gasolina de alta octanagem no Brasil? Premium, Podium e Shell V-Power tem alta octanagem?


Existem hoje três tipos de gasolina à venda no Brasil, as do tipo C, em função do número de octanas: a Comum, com 25% de álcool (87 octanas); a Premium (91 octanas); e a Podium (95 octanas).

As gasolinas de alta octanagem são aquelas acima de 91 octanas. Esse tipo de gasolina é suficiente para a maioria dos motores de alta performance e taxa de compressão. como aqueles que equipam Honda Civic Si e o Golf GTi. O manual do Si inclusive recomenda que se abasteça o carro sempre com gasolina de alta octanagem, já que a central eletrônica é mapeada para isso.

Praticamente todas as bandeiras oferecem opções de gasolina de alta octanagem, mas a Podium, de 95 octanas, provavelmente só vai ser encontrada em postos da Petrobras. A Shell oferece a V-Power Racing (a V-Power normal é apenas uma gasolina aditivada, não confundir); a Ipiranga oferece a Original Premium; e outras distribuidoras normalmente colocam Premium no nome da gasolina.

É bom que o consumidor saiba o tipo de nomenclatura usada por cada distribuidora. Assim como a Shell V-Power, a gasolina Supra da Petrobras também é uma gasolina comum, de 87 octanas. Informe-se antes.

Mas fica a pergunta: faz diferença colocar Podium ou Premium no carro? Proprietários de carros com motores normais, flex e outros, relatam que sim, percebe-se uma certa diferença. Mas ela fica maior em carros como o Golf GTi e Civic Si. No entanto, nestes dois últimos modelos, alguns proprietários com quem conversamos relataram não ver diferenças significativas de desempenho entre as gasolinas Premium e Podium.