IPI – Alíquotas atuais serão mantidas pelo governo no Brasil


Foi anunciado nesta semana pelo governo federal que as alíquotas do IPI (Imposto Sobre Prodrutos Industrializados) que estão vigentes, deverão ser mantidas até o mês de dezembro de 2014.

Quem deu os detalhes foi o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta segunda, dia 30. Com isso, o governo pretende que o mercado fique aquecido novamente.

As vendas do setor automotivo no Brasil com uma queda de 5,4% nesses primeiros meses do ano. As alíquotas de forma integral estavam previstas para serem retomadas no primeiro dia do mês de julho de 2014.

Desta maneira, os carros com motores 1.0 devem ter as alíquotas mantidas em 3%. Para os modelos com a motorização Flex entre 1.0 e 2.0, o IPI fica em 9%. Os automóveis 1.0 e 2.0 a gasolina, permanece com a alíquota em 10%.

IPI fica com alíquotas mantidas.
IPI fica com alíquotas mantidas.

IPI Reduzido para carros 1.0 – Novos valores das alíquotas


No início desta semana, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou as reduções no Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) referente a veículos.

Os carros com motor 1.0 tiveram redução no imposto de 37% para 30%. Para os veículos desta categoria, contemplados no regime automotivo, a alíquota vai de 7% para 0%. Já para carros com motores 1.0 a 2.0 movidos a álcool ou flex ficarão sujeitos ao IPI de 35,5%, o que antes era de 41%.

Nessa categoria, os contemplados pelo regime automotivo terão o IPI diminuído de 11% para 5,5%. O imposto de automóveis movidos a gasolina foi de 43% para 36,5%. Para os beneficiados pelo regime automotivo, a alíquota cairá de 13% para 5,5%.

Os automóveis utilitários terão a alíquota aplicável caindo de 34% para 31%, sendo que para os que estão no regime automotivo, terão um imposto de 1%, diferente dos 4% anteriormente cobrados.

O ministro ainda apontou que há uma estimativa de renúncia fiscal de R$ 1,2 bilhão até o último dia de agosto, que é o prazo de vigência destas novas alíquotas.

E você, o que achou das novas regulamentações?