Aeromobil 2.5 – Carro voador em teste prático


Um dos assuntos mais comentados nos últimos dias foi um inusitado carro voador que passou pelo seu primeiro teste prático despertando (como não poderia ser diferente) uma curiosidade geral, assim como no mês de maio, onde outro modelo concorrente foi apresentado ao público.

O projeto Aeromobil 2.5 existe desde o início dos anos 90 e segundo os tablóides, o projeto deve sair definitivamente do papel e ser comercializado somente daqui a 20 anos.

O design do Aeromobil 2.5 foi criado pelo eslovaco Stefan Klein, que deixou o veículo com um  ar "mais leve" além de futurista e atraente, com um tom azul metálico e laterais que parecem ter sido lapidadas a mão em um tom prateado claro. Nas pistas ele atinge até 500 km/h enquanto no ar atinge até 700 km/h. Para decolar é possível acelerar em até 200 km/h permitindo uma melhor distância. O modelo possui asas que se encaixam nas laterais enquanto o uso é feito como automóvel e rapidamente permite que o carro se transforme em um pequeno avião assim que a decolagem é preparada.

Aeromobil 2.5

Foto: Divulgação

Na opinião geral é possível notar a preocupação sobre os possíveis acidentes que podem ser causados inclusive nas grandes cidades. Mas assim como para os helicópteros, especula-se que um estudo mais a fundo sobre essa questão já está em andamento desde o início do projeto.

O Aeromobil 2.5  não é primeiro e certamente nem será o único carro voador. Já temos outros exemplos como o Terrafugia TF-X Flying Car, que também foi muito comentado no mundo todo. Em termos de design na opinião dos leitores, o Aeromobil 2.5 sai na frente, porém, até o seu possível lançamento previsto aproximadamente para o ano de 2033, novas linhas e concorrentes certamente devem surgir para o cardápio "automobilístico". Devido ao seu formato, o veículo ficou mais leve pesando apenas 450g. Por esse motivo, o carro voador ficou conhecido também como "Ultralight".  

Por Luciana Ávila