GM anuncia recall dos compactos Corsa e Adam na Europa 2014


Na última sexta-feira, dia 26 de setembro, duas das divisões europeias da General Motors (GM) decidiram pedir para que donos de alguns modelos de carros não os dirigissem. Bom, o motivo é claro, um recall que envolve mais ou menos algo em torno de 8 mil unidades apenas dos modelos compactos Corsa e Adam. A propósito, as duas divisões em questão são a Opel e Vauxhall.

No comunicado que foi divulgado em caráter de urgência, a montadora solicita que os donos desses veículos não tornem a dirigir os mesmos antes que uma inspeção possa ser feita. Lógico que para evitar riscos.

– O problema

De acordo com informações divulgadas pela própria montadora, os modelos citados que provavelmente foram afetados começaram a ser entregues no mês de maio deste ano. O problema, em si, diz respeito a uma possível falha que pode ser apresentada no sistema de direção.

A empresa, por seu turno, informou que o problem, que não corresponde com as especificações corretas, só foi percebido durante a realização de testes rotineiros de controle de qualidade.

Foto: divulgação

Outro ponto importante é que ainda não foram identificados nenhum tipo de acidente ou ferimentos a condutores e passageiros devido ao problema em questão. O que é uma coisa boa, tendo em vista os últimos problemas que a GM teve com recalls e indenizações.

A General Motors informou que os proprietários desses veículos serão informados do risco e poderão fazer a verificação se estão dentro ou não da campanha no site da divisão Opel.

– Mais detalhes

Em terras europeias, o Corsa continua seguro e firme e já está chegando a sua quinta geração ainda no final deste ano. A informação é de que a novidade será apresentada ao público em geral no Salão de Paris, que acontece essa semana.

Já aqui, no Brasil, o carro não é fabricado desde 2012, época em que chegou o Onix.

Por Denisson A. Soares

Foto: divulgação


Adam Opel – Carros subcompactos, Lançamento 2013


A moda agora são os carros subcompactos que já dominam as ruas das maiores metrópoles. O novo modelo lançado é o Adam, que estará presente na Europa em janeiro de 2013. Apesar de o seu porte ser pequeno, o valor ainda está bem elevado, saindo por 11.500 euros.

Contudo, a novidade está nos seus detalhes, que acompanharam a evolução do mercado. O mesmo possui sistema de entretenimento compatível com plataformas Apple e Android, assim como, airbags frontais, laterais e de cortina; assistente de partida em rampas (Hill Start Assist); sistema start/stop; controle de estabilidade (ESP), e diversos outros.

O que promete atrair os consumidores são as diversas opções de personalização que o carro possibilita, com cores mais chamativas (JAM), ou mais clássicas (GLAM), e até mesmo uma linha esportiva (SLAM). Já o seu interior, em todos os modelos, segue uma linha mais retro.

O câmbio é manual, de cinco velocidades, com motor de 1.2 (70 cv) e 1.4 (87 cv e 100 cv). Como os demais compactos, o Adam Opel tem capacidade para quatro passageiros, possuindo 3,70 m de comprimento e 1,72 m de largura.

Por Camila Caetano