Audi A7 autônomo percorreu 900 km sem motorista


A Consumer Electronics Show (CES) é uma exposição mundialmente famosa que sempre traz ao público uma série de novas invenções tecnológicas visando facilitar a vida humana. A exposição traz destaque para o mundo da informática, telefonia móvel e como não poderia deixar de ser, o automobilismo. A tendência atual é que os veículos se tornem cada dia mais independentes da função humana, assim como visto em filmes de ficção científica como “Eu, Robô”. Vários periféricos eletrônicos da atualidade são capazes de estacionar o carro sozinho, indicar a melhor rota para o motorista, controlar a tração das rodas impedindo derrapagens, entre outros. Para a exposição da CES esse ano a montadora Audi foi além e apresentou um Audi A7 autônomo que percorreu a distância de 900 km de São Francisco até Las Vegas sem assistência humana.

O Audi A7 autônomo e conceitual é um sedan que conta com um motor de 3.0 litros V6 Supercharged, capaz de gerar a composição uma potência de 314 cavalos a 5500 rotações do motor por minuto e um torque de 45 kgfm em rotação do motor de 4500 giros. A máquina conta com câmbio automático (tudo no carro é automático, por que o câmbio não seria?) de oito velocidades. A ideia da empresa foi genial. Como provar a funcionalidade de um carro autônomo? Fazendo ele percorrer a distância até o evento.

Três jornalistas americanos puderam acompanhar de trás do volante a evolução do carro, porém foram meramente espectadores. A viagem foi útil com duas principais finalidades: a primeira coletar dados para pesquisa em uma eventual produção em série e a segunda mostrar a viabilidade de uma viagem autônoma mesmo com o trânsito em cidades e rodovias.

Os estados da Califórnia e de Nevada cederam à empresa autorização para realizar os testes em suas vias públicas. O carro é capaz de segurar sem assistência de motorista até a velocidade de 112 km/h. Para funcionar o carro conta com diversos sensores e radares que atuam em 360º a curto e médio alcance. O carro conta ainda com sistemas de scanners e lasers para fazer uma varredura do perímetro informando ao carro sobre obstáculos e conta com uma câmera de vídeo 3D de alta resolução para facilitar a condução do conceito. O motorista pode reassumir o controle do carro a qualquer momento.

Por Nosf

Audi A7

Audi A7

Audi A7

Fotos: Divulgação