Saab volta a produzir na Suécia


Através da empresa National Electric Vehicle Sweden (Nevs) – a marca Saab retornou às atividades. No último dia 18 (quarta-feira), a unidade fabril da companhia localizada em Trollhättan, Suécia, fabricou o seu 1º veículo 9-3. O modelo é somente um protótipo. Segundo dados publicados pelo portal da Saab United, a nova aposta da corporação é um velho 9-3 apresentando leve mudanças por dentro do capô, alterações não informadas pelo consórcio de origem chinesa e sueca que comprou a Saab ao final do ano de 2012.  O objetivo da produção do veículo – que gerou 300 novos postos de trabalho – foi o teste e a calibragem das linhas referentes à montagem da unidades que apresenta novos itens.

O modelo 9-3 que foi feito na linha de produção não apresenta novidade nenhuma no que se refere ao design. Em entrevistas cedidas recentemente, o porta-voz da empresa Nevs, Mikael Oestlund, afirmou que o primeiro veículo deste consórcio irá ter o visual bastante semelhando ao do 9-3 não está mais sendo feito desde o ano de 2011. Não há confirmação alguma a respeito do motor. Especula-se que o carro poderá ser elétrico.

A Nevs visa ainda iniciar a fabricação de modelos novos, que iriam ser feitos com base no alicerce Phoenix, produzido antes da companhia ir à falência. A construção do modelo iria passar, entretanto, por mudanças. "Iremos remover aproximadamente 20% dos elementos da Phoenix, que se originam da General Motors, antiga detentora da Saab", afirma Oestlund.

Por Marcelo Araújo