Suporte magnético de smartphone para carro danifica o celular?

Não, suportes magnéticos não danificam os celulares, que normalmente usam elementos que não são afetados por imã e têm blindagem eletromagnética. No máximo, algum sensor pode não funcionar tão bem.

O suporte veicular para smartphone tem ganhado cada vez mais relevância com a praticidade do uso de aplicativos de navegação, como o Waze e o Google Maps, que substituem os tradicionais aparelhos de GPS (Sistema de Posicionamento Global).

Ainda assim, há diferentes modelos disponíveis no mercado e um desafio para os donos de celulares é encontrar um que seja adequado às dimensões do seu dispositivo. Eles podem ser fixados desde o vidro da frente do carro, porta-copos e em outros espaços dentro do carro.

Apesar dessas características positivas, ainda há muitas informações desencontradas sobre o que a sua propriedade magnética poderia causar ao celular. Por ser um assunto muito curioso, decidimos esclarecer de uma vez sobre os mitos e verdades por trás dessa polêmica.

Mas, afinal, suporte magnético de celular para carro estraga o smartphone ou não? Nos próximos tópicos explicaremos melhor sobre esse assunto. Acompanhe!

Vantagens do suporte magnético para celular

A primeira vantagem é que a sua propriedade magnética é compatível com qualquer tipo de aparelho. É um utensílio muito prático, que consegue fixar com segurança no vidro da frente através de ventosas, sem sofrer com freadas bruscas ou com a turbulência do veículo ao passar por terrenos irregulares.

Pode ainda ser instalado próximo à saída do ar-condicionado, pois isso ajuda a diminuir a temperatura do celular, que aumenta muito quando há algum aplicativo de geolocalização sendo usado por tempo prolongado.

Os modelos disponíveis são cada vez mais discretos, alguns com capacidade de serem ajustados em ângulos de até 360º. Por não utilizar prendedores, pode ainda ser colocado na posição vertical ou horizontal, melhorando ainda mais o seu manejo pelo motorista.

O único incômodo é a necessidade de colocar uma placa metálica na parte de trás do telefone, com a capinha, para que o ímã atraia a placa e deixe ele fixado. De qualquer forma, isso só garante a sua firmeza.

Mas com tantas vantagens assim, existe a possibilidade do suporte magnético estragar mesmo o celular?

O suporte magnético prejudica o celular?

A resposta é não! Essa polêmica surgiu devido ao fato dos ímãs terem capacidade de danificar os conteúdos guardados em HDs (dispositivo onde são armazenados arquivos e programas) dos computadores, mas somente quando são aproximados neles. Porém, isso não acontece com os celulares.

Ainda existe outra ideia que afirma que as imagens reproduzidas na tela dos celulares sofrem interferência dos campos eletromagnéticos. Essa é outra informação desencontrada. Isso até acontecia no passado, mas somente em televisores antigos de tubo, vulneráveis a interferências eletromagnéticas. A boa notícia é que os dispositivos atuais com displays do tipo OLED, AMOLED ou IPS LCD não são prejudicados pelo magnetismo.

Além disso, os próprios circuitos internos do smartphone recebem blindagem eletromagnética (EMI shielding), algo presente em praticamente todos os celulares de hoje e com presença importante em iPhones, desde o 7, pelo menos. A proteção previne tanto emissão de radiação eletromagnética do próprio aparelho, evitando que interfira em outros dispositivos, como, também, blinda o aparelho contra interferências externas, a ponto do suporte com imã causar pouca interferência no funcionamento.

No caso dos smartphones, o que pode acontecer é que alguns sensores podem sofrer distorções momentâneas – como os de localização, por exemplo -, o que, em teoria, pode prejudicar a navegação com aplicativos como Google Maps ou Waze. Ainda assim, o efeito é muito pequeno e imperceptível para a maioria dos usuários.

Qual o melhor suporte para smartphone?

Como dito no início do artigo, há diferentes modelos no mercado à disposição dos usuários. Portanto, os melhores suportes podem variar de tipo e preço, com valores médios ficando entre R$ 30,00 e R$ 80,00. Existem outros mais caros, mas isso fica para depois.

Agora que esclarecemos os mitos e mostramos o quanto eles são seguros e práticos, será mais fácil pesquisar e adquirir algum que mais agrade e que atenda às necessidades para quem for motorista de aplicativo ou apenas alguém que deseja ter mais praticidade quando estiver dirigindo.

Imagem: DHGate.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *