Quando se fala em SUVs grandes, vêm à mente dos brasileiros carros com Chevrolet Trailblazer, Toyota SW4, Jeep Commander, Volkswagen Tiguan ou Chery Tiggo 8, certo? Mas nos Estados Unidos, tais modelos têm tamanhos bem medianos, já que, por lá, Chevrolet Suburban, GMC Tahoe, Cadillac Escalade, Lincoln Navigator e Ford Expedition passam fácil dos 5 metros de comprimento.
Para ter uma ideia do tamanho desses carros, pense numa RAM 2500 ou uma Ford F-150 em formato SUV, sem um chassi mais curto como ocorre no caso da Trailblazer em relação à S10. É com carros desse tamanho que o H9 concorre.
Confira na imagem (reprodução Google Maps), a diferença de tamanho entre uma Cadillac Escalade, um Land Rover Range Rover e uma Kia Sportage:
O Haval H9 dispõe no total de 7 lugares e conta com 5 portas e impressionantes 5,41m de comprimento, maior que uma picape média, como Ranger, S10 ou Hilux. Seus modelos começaram a ser vendidos em 2019 em países como China e Arábia Saudita
Chega a 100 km por hora em apenas 10 segundos e sua velocidade máxima é de 190 km/h, com bom consumo de 11,2km/l. Seu motor é de quatro cilindros e a gasolina, com turbocompressor, trazendo potência total de 227 cv, em todas as versões. Já o câmbio é Dualclutch, automático, de 8 marchas e com tração integral, contribuindo para os bons números.
A sua suspensão Double-Wishbone vem na parte dianteira, o que traz mais conforto nas curvas. Já a traseira é do modelo Multi-link. Seus pneus são iguais tanto na frente, quanto atrás do veículo, tendo como rodas de 17 ou 18 polegadas, dependendo da versão (na Arábia Saudita, a versão Comfort tem rodas de 17 polegadas e as versões Dignity e Super Dignity vêm com aro 18), sempre com pneus 265/65, um tanto quanto pequenos para um modelo deste tamanho.
Imagens: Haval Arábia Saudita
Em 2005 a Haval chegou como Great Wall Haval e depois disso só veio crescimento. Por longos dez anos, seus carros foram vendidos com a marca Haval e com uma sigla. Mas, era de praxe, na China, que fossem criadas outras marcas dentro da mesma empresa.
Tudo deu tão certo que a Haval se tornou a maior submarca da companhia, o que gerou a parada das vendas de outros veículos da Great Wall no ano de 2020. Mas essa decisão foi tomada em 2013, ano em que a marca Haval foi lanaçada.
Os anos seguintes foram só de lançamentos de veículos SUVs pela Haval, com destaque para o Red Label, com foco no público esportivo, e Blue Label, pensado para as pessoas mais conservadoras. Os dois modelos eram quase iguais, sendo que apenas a dianteira era diferente. E foi então que a marca resolveu ter um logo preto em todos os seus carros, vindo com outras mudanças em alguns carros e a saída da linha de produção de outros.
Mesmo com todas estas alterações em seu portfólio, atualmente a Haval conta com 12 modelos SUVs que se diferem entre si, divididos por três linhas: padrão, clássico e H.
E agora, a Haval estreia no Brasil, inicialmente com o SUV H6. Ainda não há quaisquer informações sobre a presença do H9 em território brasileiro.
Um Desafio de Resistência para a Ram Rampage R/T A Ram decidiu colocar à prova… Leia Mais
Introdução ao Mundo do Jeep Recon EV O mundo automotivo está prestes a presenciar um… Leia Mais
Inovação em Duas Rodas: BMW C 400 X Chega ao Brasil A chegada da BMW… Leia Mais
O Jeep Renegade 2024 é um SUV que combina um design robusto e elegante com… Leia Mais
O VW T-Cross 2024, um dos SUVs mais vendidos do Brasil, chega ao mercado com… Leia Mais
A Toyota traz uma nova abordagem para o Land Cruiser 2024, com um design que… Leia Mais