Strada aproxima-se do título de picape mais comercializada do país, pelo segundo ano consecutivo. O conhecido modelo de picape da Fiat, muito provavelmente, é o automóvel leve mais emplacado de 2022.
No começo deste mês, a Fiat Strada documentou 105,5 mil unidades emplacadas, considerando os números de janeiro a primeira semana de dezembro, cerca de treze mil unidades a mais que os números registrados pelo HB20, até o momento, o vice-líder do mercado. Portanto, com a diferença apresentada, provavelmente, a Strada muito em breve subirá o pódio do veículo leve mais vendido de 2022.
A caminhonete deverá ultrapassar os seus números de vendas desempenhadas no ano passado — cento e nove mil emplacamentos —, ou seja, uma meta expressiva, considerando o momento em que o mercado nacional se encontra.
No acumulado total de 2022, apurando os dados desde janeiro até setembro, a Fiat deteve a liderança entre as fabricantes, com cerca de 21,8% (ao todo) de participação nas vendas — liderando entre as categorias dos hatches, picapes e vans.
O vice-presidente sênior da Fiat na América Latina, Herlander Zola, comemorou, em setembro, a promoção do maior lançamento da marca dos últimos tempos — o SUV cupê Fastback — que, foi um grande sucesso nas lojas, vendendo seis mil unidades em duas semanas.
Desde o lançamento da Strada no país, a Fiat não promoveu alterações significativas no exemplar, o que não é um demérito de maneira nenhuma, uma vez que o modelo tem excelente desempenho, consumo e robustez.
Em relação ao conjunto mecânico, a Fiat Strada linha 2023, não sofreu mudanças com relação a sua versão antecessora. A configuração “Endurance” inclui um motor 1.4 Flex com câmbio manual de cinco velocidades. As demais versões disponíveis nas concessionárias da marca, Freedom e Volcano, contam com motores 1.3 Firefly, utilizando o câmbio manual de cinco marchas. Contudo, somente os exemplares Volcano e Ranch incluem o câmbio automático CVT.
Com relação ao desempenho, a Endurance tem 85 cavalos de potência e 12,4 kgf.m de torque máximo, abastecido a gasolina e 88 cavalos de potência, quando utilizado etanol, atingindo a velocidade máxima de 157 km/h. As demais versões, tem até 107 cavalos de potência, usando etanol e 98 cavalos, quando abastecido a gasolina.
Em segundo lugar, o HB20 desempenhou números ainda melhores dos que foram registrados no ano de 2021. Com noventa e duas mil unidades comercializadas no país, o hatch compacto conta com cerca de cinco mil unidades a mais que 2021. Importante ressaltar que, o carro recebeu um facelift e novo planejamento estratégico de vendas diretas nas concessionárias, para rivalizar com alguns modelos rivais — cerca de 54 mil unidades emplacadas graças a nova estratégia.
Imagens: Fiat
Um Desafio de Resistência para a Ram Rampage R/T A Ram decidiu colocar à prova… Leia Mais
Introdução ao Mundo do Jeep Recon EV O mundo automotivo está prestes a presenciar um… Leia Mais
Inovação em Duas Rodas: BMW C 400 X Chega ao Brasil A chegada da BMW… Leia Mais
O Jeep Renegade 2024 é um SUV que combina um design robusto e elegante com… Leia Mais
O VW T-Cross 2024, um dos SUVs mais vendidos do Brasil, chega ao mercado com… Leia Mais
A Toyota traz uma nova abordagem para o Land Cruiser 2024, com um design que… Leia Mais