VW e-Delivery 17 será o maior caminhão elétrico da marca no Brasil

O primeiro protótipo entrará em fase de testes nas ruas de São Paulo (SP) a partir de janeiro.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) vai começar a testar o maior caminhão elétrico totalmente projetado e fabricado no Brasil. Os testes serão feitos em São Paulo (SP) e iniciam em janeiro.

O e-Delivery 17 é o resultado de um trabalho de engenharia que aproveitou a estrutura modular flexível da linha e-Delivery, resultando nessa nova versão. Essa nova versão atende a demanda dos principais clientes da VWCO, como a AmBEV, cujo propósito é aperfeiçoar as suas entregas com veículos elétricos com maior capacidade de cargas.

Esse novo caminhão consegue transportar até 17,3 toneladas, representando um aumento de 3 toneladas em relação ao e-Delivery 14 (14,3 toneladas).

Apesar de ter maior capacidade, as dimensões originais da linha e-Delivery foram mantidas, o que permite operar como veículo urbano de carga (VUC) em zonas de restrição de circulação.

As duas versões atualmente comercializadas no Brasil são de 11 e 14 toneladas, respectivamente. Elas vêm equipadas com motor elétrico de 300 Kw e 220 kgfm de torque, e com um pacote de baterias opcional de 105 kWh ou de 190 kWh.

Características do e-Delivery 17

A Volkswagen ainda não divulgou informações técnicas do e-Delivery, mas o que se sabe até o momento é que ele terá configuração 6×2, com maior capacidade de carga no eixo dianteiro, além de ter ganhado mais reforço na suspensão e no chassi. A plataforma de carga é mais baixa, o que facilitará a operação de carga e descarga.

Os dois eixos terão rodado duplo, e a suspensão será totalmente a ar, entregando mais conforto. Já as baterias terão uma nova configuração de quatro ou seis packs, garantindo uma autonomia de 180 quilômetros.

Dentro do e-Delivery 17, a cabine é bastante confortável e o nível de ruído interno e externo é muito baixo. O veículo ainda traz sistemas que promovem o máximo de segurança a bordo e também de eficiência energética.

O que esperar do e-Delivery 17?

Os testes começam nas próximas semanas e têm como principal propósito verificar, na prática, a utilização desse caminhão elétrico em operações que envolvem o atendimento das diversas demandas dos clientes, assim como na distribuição de cargas de bebidas com até oito pallets e também a sua aplicabilidade com cargas de alto volume em veículos compactos urbanos.

A versão definitiva do e-Delivery 17 está prevista para estrear no mercado nacional até o final de 2023.

Imagem: VW

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *