VW Polo 2023: mais econômico, mais barato, mas com menos potência

Proposta do Polo é clara: substituir o antigo Gol com um hatch mais encorpado. Para isso, o carro ficou mais barato, mais econômico e menos potente. Mas isso é mesmo um problema?

O Volkswagen Polo 2023 estreou nas concessionárias nacionais em setembro deste ano apresentando atualizações: o hatch está mais econômico — cerca de R$ 7 mil mais acessível —, contudo, está menos potente, e perdeu uma série de equipamentos.

O VW Polo 2023 recebeu a esperada estilização, inspirada pela linha europeia, com poucas mudanças em seu visual — na dianteira, ganhou um novo para-choque e uma atualização nos faróis, em LED. Na traseira, somente o para-choque e o desenho interno das lanternas foram alteradas. Em seu espaço interno, o modelo apresenta ótimo acabamento em tecido e novo volante da marca.

As alterações significativas estão concentradas no conjunto mecânico do carro e nos equipamentos de série. A repaginação causou uma cadeia de reações nos consumidores — uns, acreditam que a boa fama da linha poderá ser prejudicada, e muitos outros, acreditam que o hatch permanece sendo um dos melhores da categoria.

Os principais motivos que motivou a fabricante a efetuar a troca das características do Polo foram: tornar o veículo mais econômico, e menos poluente e a nova política de preços adotada pela empresa.

Motor do VW Polo 2023

O motor 1.0 TSI de três cilindros turboflex está menos potente que o seu antecessor: tem 116 cavalos, abastecido a etanol e 109 cavalos, abastecido a gasolina, e 16,8 kgfm de torque máximo (em ambos os combustíveis). O câmbio automático de seis marchas foi substituído pela caixa AQ160.

Com etanol, desempenha de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos. Devido às mudanças em seu conjunto mecânico, o carro demanda 1,1 metro a mais para alcançar à estabilidade, a partir de 100 km/h.

Nas versões com motores turbo, perdeu os freios a disco nas rodas traseiras, que foram a tambor. Então chega de papo furado, porque agora vou contar o que todas essas diferenças técnicas significam para o modelo — seja para o bem, seja para o mal.

Vale a pena comprar o novo Polo 2023?

Ainda que tenha recebido uma série de atualizações, tornando-o, em algumas versões, bem simples e menos potente que seus exemplares anteriores, o Polo permanece sendo um bom hatch compacto, ainda mais atrativo agora, com preço mais baixo.

Em comparação aos principais rivais de mercado, o carro possui o entre-eixos maior que o Onix e HB20 e um bom porta-malas de 300 litros (que está na média de capacidade dos demais modelos da categoria).

Para quem busca custo-beneficio e uma boa versão para deslocar-se no dia a dia, o Polo é, sim, uma boa opção.

Imagens: Volkswagen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *