Público brasileiro será agraciado com lançamentos bem interessantes de picapes em 2023.
Na década de 1990, o mercado brasileiro de veículos automotivos vivia uma espécie de guerra fria entre as picapes pequenas e as médias, com as montadoras investindo pesado no segmento para oferecerem veículos competitivos e capazes de conquistar os motoristas, que demonstravam verdadeira paixão por esses modelos. A preferência do brasileiro pelas picapes, no entanto, é mais antiga, e remonta aos anos 1950, quando Chevrolet, Ford e Dodge, por exemplo, começam a produzir os modelos em solo brasileiro, diminuindo os custos e adaptando as picapes à realidade local a fim de contemplar as expectativas dos motoristas. De lá para cá, diversos modelos de picapes foram produzidos, e alguns, inclusive, caíram nas graças dos brasileiros a ponto de se tornarem quase da família: caso da Ford F1000, por exemplo, lançada em 1979.
Nos últimos anos, porém, as picapes perderam um pouco de espaço no mercado nacional, e viram os SUVs alcançarem o posto de segmento mais procurados e, com isso, mais competitivo, com as montadoras investindo alto em modelos dessa linha. Desde 2020, as picapes, no entanto, têm recuperado a popularidade, e as marcas, agora, buscam trazer ao Brasil lançamentos para ou estrear nesse segmento, ou aumentar seus modelos de picapes a venda. Por isso, aposta-se que 2023 será o ano das picapes, especialmente porque já temos algumas novidades com lançamento confirmado pelas montadoras. Para te apresentar as picapes que devem fazer sucesso por aqui no próximo ano, preparamos uma lista com 5 modelos aguardados para 2023. Vamos a elas:
1) Nova Ford Ranger
Começamos por ela, a Ranger, um dos modelos de maior sucesso no mercado brasileiro de picapes, presente por aqui desde 1994. Em 2023, a Ford deve trazer a nova geração da Ranger para o Brasil, que virá importada da fábrica de Pacheco, na Argentina, e deverá contar com motor 2.0 turbo diesel ou, quem sabe, como um 3.0 V6. A nova Ford Ranger é um sucesso na Europa, e foi desenvolvida em parceria com a Volkswagen.

Imagem: Ford
2) Chevrolet Montana
Apresentada oficialmente no final do mês de novembro, a Montana promete ser uma forte concorrente para a Strada e também para a Toro. Está equipada com motor 1.2 turbo, o mesmo do Tracker, capaz de oferecer os 133 cv de potência, enquanto o torque é de 21,4 kgfm (a etanol), a picape custará entre R$ 134.490 e R$ 140.490.
Imagem: Chevrolet
3) Fiat Strada 1.0
A chegada da Montana levou a Fiat a contra-atacar e trazer para o mercado nacional a Strada com motor 1.0, o mesmo presente no Fastback e no Pulse, que alcança os 130 cv de potência, enquanto o torque é de 20,4 kgfm. Com a nova motorização, a Fiat oferece uma picape mais potente que a versão de maior sucesso da montadora presente atualmente em nosso mercado, que conta com motor 1.3 aspirado, com 107 cv de potência e torque de 13,7 kgfm.
Imagem: Stellantis
4) Chevrolet Silverado
Principal picape da Chevrolet nos mercados da América do Norte, a Silverado voltará ao Brasil mais de duas décadas após ter saído de linha por aqui. Potente, nos mercados norte-americanos, a picape está à venda com motores 2.7 turbo, com 310 cv de potência, além dos V8 5.3, cuja potência é de 355 cv, e o 6.2, com potência de 420 cv, todos a gasolina. A diesel temos somente a opção com o motor Duramax 3.0, cuja potência é de 305 cv. Não sabemos ainda as opções que serão lançadas por aqui, mas a Silverado retorna ao Brasil para brigar por espaço no segmento.
O mais provável, no entanto, é que fiquemos somente com a potente opção de motor a gasolina que, por mais estranho que possa parecer, viria para substituir o cupê Camaro, um formato de carro que já não tem mais tanto apelo. Embora pareça controverso trocar um cupê esportivo por uma picape, cabe lembrar que picapes esportivas são bastante populares nos Estados Unidos, onde podemos mencionar a F-150 Shelby Super Snake ou a RAM 1500 TRX.
Imagem: Chevrolet
5) Ford F-150
Por fim, trazemos outra queridinha dos norte-americanos: a F-150, da Ford. O modelo, de acordo com o presente no mercado argentino, conta com motor V8 5.0 com incríveis 406 cv de potência, além de uma variante híbrida, que combina motor a combustão V6 3.5 com um elétrico, alcançando os 436 cv de potência. A Ford F-150 será uma forte concorrente no segmento de picapes grandes, dominado atualmente pela RAM.
Imagem: Ford