Waze, agora, estará disponível diretamente na central multimídia de alguns carros, dispensando completamente o celular enquanto se dirige.
O Waze, aplicativo de navegação GPS, é um recurso popular e importante para auxiliar os motoristas na hora de dirigir, uma vez que possibilita consultar o trajeto antes de iniciar uma viagem longa, por exemplo, ou verificar como está o trânsito em determinada região, além de oferecer outras funcionalidades. No entanto, apesar de o Waze ser um auxílio fundamental, para ser usado no carro, era preciso conectar o smartphone ao veículo através da porta USB a fim de que fosse possível acessar os mapas no app. Alguns carros até têm a opção de conectar sem fio, mas ainda não dispensam o celular.
Isso, porém, está próximo de ficar no passado, pois o Google, empresa que controla o aplicativo, anunciou na última terça-feira, dia 06 de dezembro, a integração entre o Waze e os sistemas de navegação dos veículos. Essa novidade dispensará o smartphone conectado via USB e permitirá ao motorista consultar os trajetos e usar os demais recursos disponibilizados pelo app diretamente no painel do carro.
A novidade, segundo o Google, começará a fazer parte de modelos selecionados da Renault, e permitirá aos motoristas terem, integrados ao painel de seus veículos, as rotas, alertas e navegação do Waze, bem como as configurações e locais previamente salvos. De acordo com o Google, a integração do Waze, agora incorporado ao sistema de infoentretenimento dos veículos, representa um passo em direção ao futuro do transporte, cada vez mais dinâmico e conectado. Além disso, a praticidade do app sem fios se soma à segurança das viagens, pois o motorista não precisa dividir a atenção entre a navegação e o smartphone.
O diretor de Marketing da Waze, Aron Di Castro, ressalta a parceria com a Renault, e assinala que a presença crescente do Waze como recurso essencial para a navegação GPS dos motoristas foi um estímulo ao Google para aperfeiçoar seus serviços e entregar o app integrado e sem a necessidade de conexão por fios. Di Castro destaca, também, que a incorporação do Waze à tela dos automóveis simplifica a experiência dos condutores. No entanto, a novidade, nesse primeiro momento, estará restrita aos modelos Renault Megane E-Tech e Renault Austral Hybrid, ambos elétricos e vendidos na Europa. O diretor, no entanto, pontua que a novidade chegará a mais usuários em 2023.
Para fazer o download do Waze diretamente no sistema do carro, os motoristas que possuírem um dos modelos selecionados deverão acessar o link Waze for OpenR, o qual direcionará à loja Google Play no veículo Renault, ou acessar o aplicativo móvel My Renault. Uma vez instalado, o app poderá ser acessado diretamente no veículo e, embora o Google não tenha esclarecido, é provável que o Waze funcione também offline, acessando as rotas baixadas direto no sistema dos veículos.
