Ministério Público Federal em conjunto com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) entraram com uma ação civil milionária contra a FCA (Fiat Chrysler Automóveis Brasil), em virtude de defeitos recorrentes nos modelos da Jeep Compass
O MPF (Ministério Público Federal) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) entraram com uma Ação Civil Pública contra a FCA (Fiat Chrysler Automóveis Brasil), por conta de 22 defeitos recorrentes nos modelos do SUV Jeep Compass. Além disso, junto a FCA, também foram processadas a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que é o órgão máximo do sistema nacional de trânsito no Brasil, com a justificativa de que o órgão aprovou os carros defeituosos para a venda.
Dessa forma, a multa pedida já está na média de R$ 50 milhões de reais. Também é requerido pelos Ministérios que a FCA promova a troca das peças defeituosas por novas peças, sem que cause custo para os consumidores e, caso seja necessário, a empresa promova a recompra dos automóveis.
Assim sendo, o Jeep Compass, fabricado a partir de 2018, ganhou um novo design em 2022, apresentando uma central multimídia de 8,4 polegadas, faróis em Full-LED, sistema de tração Jeep Traction Control+. Além disso, está disponível em várias versões, sendo elas a Limited, Longitude, 80 anos, Sport e Serie S.
Sendo um carro considerado completo, foi optado por muitos consumidores, até os defeitos começarem a aparecer. Pesquisas feitas no site “Reclame Aqui”, que é um veículo voltado, justamente, para os consumidores exporem suas experiências com compras no geral, foram contabilizadas mais de 3000 reclamações acerca do Jeep Compass.
Entre as irregularidades expostas, as mais recorrentes são os ruídos excessivos nos freios, falhas nas partes elétricas, consumo intenso de combustível, falta de estabilidade em paradas abruptas, defeitos no sistema Start-stop e central de multimídia, falha nos sensores dianteiros, traseiros e frontais, barulho intenso na turbina do turbo, problemas no alternador, presença de óleo no radiador, defeitos no trocador de calor de transmissão, defeitos na coluna de direção, entre outros, contabilizando no total 22 defeitos a serem reparados pela marca.
Todas essas irregularidades estão se tornando cada vez mais recorrentes nos modelos do Jeep Compass, lesando inúmeros consumidores. Por isso, a decisão de uma ação civil de urgência, tomada pelos Ministérios.
Em comunicado a veículos de imprensa, a Stellantis, que é o grupo automotivo do qual a Jeep faz parte, afirmou que não há defeitos recorrentes ou falhas projetuais do modelo.
Um Desafio de Resistência para a Ram Rampage R/T A Ram decidiu colocar à prova… Leia Mais
Introdução ao Mundo do Jeep Recon EV O mundo automotivo está prestes a presenciar um… Leia Mais
Inovação em Duas Rodas: BMW C 400 X Chega ao Brasil A chegada da BMW… Leia Mais
O Jeep Renegade 2024 é um SUV que combina um design robusto e elegante com… Leia Mais
O VW T-Cross 2024, um dos SUVs mais vendidos do Brasil, chega ao mercado com… Leia Mais
A Toyota traz uma nova abordagem para o Land Cruiser 2024, com um design que… Leia Mais