Na última semana, a Toyota apresentou ao mercado a quinta geração do seu modelo Prius. Este carro, que está completando 25 anos de história, se tornou uma referência entre os veículos híbridos. Entre as novidades desta 5ª geração do modelo está o novo design interior, que conta com diversos itens inéditos.
A 5ª Geração do Toyota Prius Plug-In Hybrid tem como principal novidade a presença de uma placa solar capaz de fornecer uma autonomia extra anual de até 1.250 km.
Segundo as informações fornecidas pela Toyota, este sistema de energia solar utiliza a radiação solar captada através da placa que é montada no teto do carro. Esta radiação é convertida em energia e acaba carregando as baterias do carro enquanto ele está estacionado.
No quesito design, o Prius não evoluiu muito. O carro continua com alguns elementos que são marca registrada do modelo. Entre eles podemos citar a presença de um vidro longo na parte traseira. O carro ainda possui contornos e linhas bem elegantes, que acabam suavizando a transição para a tampa do bagageiro.
A montadora ainda redesenhou os para-choques, faróis e lanternas, dando a eles um “ar” mais limpo. Vale lembrar que a montadora deverá seguir utilizando este design nos próximos modelos que deverão ser lançados pela empresa nos próximos anos.
O modelo possui o seu centro de gravidade bem mais baixo do que os carros convencionais. Além disso, o carro também conta com rodas maiores.
De acordo com a montadora, o modelo será vendido com duas opções de motor: A primeira é um motor 2.0, que associado a motorização elétrica consegue fornecer até 193 cavalos de potência. Já a segunda versão conta com um motor 1.8, sendo que sua potência não foi revelada.
A versão mais potente do Toyota Prius será a versão PHEV, que contará com uma produção combinada de 223 cavalos. A aceleração deste modelo vai de 0 a 100 km/h em cerca de 6,7 segundos.
Segundo a montadora, as melhorias realizadas na bateria do veículo resultaram em um aumento de sua autonomia, que agora é 50% maior quando utilizado apenas o modo elétrico. Esta ampliação na autonomia do carro dá em números algo em torno de 75 km de autonomia, sendo que anteriormente o modelo conseguia rodar por até 50 km apenas com o motor elétrico.
É importante informar a todos que a Toyota planeja lançar o modelo no Japão ainda no segundo trimestre de 2023. Após esta data, o modelo deverá ser lançado em outros países, incluindo Estados Unidos. Vale lembrar que Brasil está entre os países que pode receber o modelo, portanto, é muito provável que vejamos o carro sendo vendido aqui até 2024.
Imagens: Toyota
Um Desafio de Resistência para a Ram Rampage R/T A Ram decidiu colocar à prova… Leia Mais
Introdução ao Mundo do Jeep Recon EV O mundo automotivo está prestes a presenciar um… Leia Mais
Inovação em Duas Rodas: BMW C 400 X Chega ao Brasil A chegada da BMW… Leia Mais
O Jeep Renegade 2024 é um SUV que combina um design robusto e elegante com… Leia Mais
O VW T-Cross 2024, um dos SUVs mais vendidos do Brasil, chega ao mercado com… Leia Mais
A Toyota traz uma nova abordagem para o Land Cruiser 2024, com um design que… Leia Mais