Lançada nova versão do Chevrolet Trax lá fora, carro similar ao Tracker vendido no Brasil. Será que vem?
GM deu início às fabricações do novo Chevrolet Trax 2024, na Coreia do Sul. O crossover tem como público-alvo os consumidores do mercado americano, onde o veículo será comercializado como modelo de entrada da marca, após a retirada do Spark, Sonic e Cruze.
O Trax é a versão americana do Tracker, um SUV compacto. O novíssimo Trax 2024, contudo, é um crossover de tamanho mediano, mas ainda com porte menor que o TrailBlazer, fabricado na Coreia do Sul em Changwon. O Trax será lançado com funcionalidades modestas, destinado ao mercado americano e oriental. Nos países orientais, o modelo é nomeado “Seeker”.
O CEO da GM Korea, o brasileiro Roberto Rempel, comentou que a produção do Trax no país está acontecendo mediante investimentos maciços para alcançar o objetivo de construir um carro de qualidade global.
Encaminhado, também, para as concessionárias do Canadá e México, o Trax 2024 será enviado para outros mercados pelo mundo, contudo, a montadora não divulgou quais serão. A General Motors Korea produzirá também o “Buick Envista” — equivalente topo de linha do Trax — enviado à América do Norte.
Até o momento, a marca não divulgou muitas informações sobre o novo Trax, contudo, reunimos as principais características, confirmadas, sobre o modelo atualizado. Veja abaixo:
Chevrolet Trax 2024
Construído sob a plataforma VSS-F, a plataforma para carros de tração dianteira da GM, que abrange de compactos a grandes sedãs e SUVs – a mesma do Onix, do atual Tracker brasileiro e até do Trailblazer – o Chevrolet Trax 2024 tem 4,54 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,56 m de altura e 2,70 m de entre eixos. Fundamentalmente, como dissemos, já não é tão compacto, pois possui dimensões parecidas com o Jeep Compass.
Espaço exterior e interior do veículo
É um carro longo, com para-lamas salientes e faróis divididos em dois. A GM divulgou imagens de duas versões, a Activ e a RS. A Activ tem dianteira com para-choque exclusivo, e a RS, possui a mesma dianteira do Seeker, com uma extensão de plástico da grade a seção inferior do para-choque.
Em seu espaço interior, o Trax apresenta um visual ousado, com quadro de instrumentos digital e uma central multimídia de 8" polegadas. Conta com equipamentos interessantes, como, por exemplo: ar-condicionado, bloqueio de ruído ativo, piloto automático adaptativo, monitor de ponto cego e alerta de tráfego cruzado.
Motor
Mesmo no mercado americano, o motor é praticamente o mesmo do Tracker brasileiro: é um três cilindros, 1.2 turbo, 139 cavalos de potência, 22,3 kgfm de torque máximo e câmbio automático de seis marchas. Segundo a Chevrolet, o novo Trax 2024 será mais rápido, alcançando os 100 quilômetros por hora em apenas 8,9 segundos. O motor é pequeno para padrões americanos, mas o 0-100km/h não é nada mau.
No Brasil?
Consideramos bastante provável seu lançamento no Brasil nos próximos anos, já que o Trax é, a princípio, o mesmo Tracker vendido no Brasil (embora, no mercado americano, tenha ficado ainda num facelift da geração anterior do Tracker nacional).
Fica, no entanto, a dúvida, já que o Trax americano não havia sido “atualizado” como o brasileiro. Por enquanto, sem informações oficiais.
Imagens
Chevrolet Trax 2024

Chevrolet Trax atual
Como dito acima, o Chevrolet Trax atual é apenas um facelift da geração anterior do Tracker vendido no Brasil. Portanto, fica a dúvida se está na estratégia da GM trazer o novo Trax para o Brasil.
Créditos das imagens: Chevrolet