Japão estuda cobrar imposto de carro elétrico. Reino Unido pode taxar também

Com aumento nas vendas de carros elétricos e governos em situação financeira frágil, incentivos a carros elétricos começam a ser revistos mundo afora. No Japão, plano é cobrar imposto sobre carros de maior potência.

O mercado de carros elétricos está crescendo no mundo todo. Em alguns países como o Brasil, há isenções de impostos e incentivos para que os consumidores optem pela compra de carros elétricos. Porém, no Japão já se cogita retirar estes benefícios.

De acordo com um funcionário de um grupo de lobby automotivo japonês, o governo do país planeja cobrar imposto de quilometragem para os donos destes veículos, inicialmente direcionado a carros de maior potência (como Tesla, Porsche e outros).

Segundo o vice-presidente da Associação Japonesa de Fabricantes de Automóveis, Seiichi Nagatsuka, a entidade é completamente contra a introdução de medidas decididas às pressas como esta da criação de um imposto de quilometragem.

Vale lembrar que há pouco tempo em um debate, Shunichi Suzuki, Ministro das Finanças do Japão, revelou este plano de cobrança para os carros elétricos com o objetivo de amenizar a grave crise financeira que ocorre no país.

Segundo o ministro, os veículos elétricos, diferente do que ocorre com os modelos convencionais, não são tributados na fase de direção por meio da cobrança de impostos nos combustíveis. Não bastasse isso, eles também são mais pesados que os carros convencionais, o que segundo o ministro, contribui para que estes carros causem mais danos às estradas do país.

Indo na contramão dos planos do Ministro das Finanças do Japão, o vice-presidente da Associação Japonesa de Fabricantes de Automóveis afirmou em uma coletiva de imprensa que pediu a extensão dos incentivos fiscais para carros de baixa emissão de poluentes no país. O principal objetivo com esta extensão é estimular as vendas de carros elétricos e consequentemente acelerar a eletrificação da frota de carros no Japão.

Embora a ideia e intenção do vice-presidente da Associação Japonesa de Fabricantes de Automóveis seja boa, é uma medida bem difícil de ser seguida pelo governo japonês, já que atualmente o país luta contra a inflação. Para complicar ainda mais, hoje em dia os consumidores japoneses precisam esperar longos prazos para enfim receber os seus veículos elétricos.

Vale lembrar que não é só o Japão que está planejando voltar a cobrar impostos dos carros elétricos. No Reino Unido, após uma queda na arrecadação com os impostos, também se planeja voltar a cobrar impostos dos veículos elétricos.

Carros Elétricos no Brasil

Se no Japão e Reino Unido há planos de cobrar impostos dos carros elétricos, aqui no Brasil, por enquanto, é o contrário. Por aqui, há projetos prevendo a isenção de impostos de importação de carros elétricos e híbridos. Além disso, em praticamente todos os estados os carros elétricos possuem descontos na cobrança do IPVA ou mesmo isenção, algo que não tem sinalização para mudar, ainda.

Resta saber até quando. No Japão, embora carros elétricos e híbridos tenham crescido mais de 20% ao ano em vendas, ainda são só 3% dos veículos novos do país.

Carro elétrico Tesla carregando

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *