BMW começa a fabricar o elétrico iX1 na Alemanha. Modelo deve vir para o Brasil em 2023.
Apresentado pela BMW em junho deste ano, o iX1, primeiro elétrico de entrada equipado com tração em todas as rodas projetado pela montadora alemã, já começou a ser produzido na fábrica de Regensburg, Alemanha. Para que fosse possível iniciar a produção do elétrico, a fábrica teve de passar por atualizações, sobretudo para fabricar, na mesma linha de montagem, o iX1 e o X1, SUV compacto da BMW, que também ganhou nova versão, lançada recentemente. Com isso, a montadora alemã cumpre promessa feita em 2020, e agora todas as suas fábricas localizadas na Alemanha estão aptas a produzir veículos elétricos.
O iX1 representa um projeto estratégico para a BMW, pois é um elétrico de entrada, considerado acessível, e ressalta a intenção da montadora alemã de se estabelecer como uma das principais fabricantes de carros elétricos, alcançando os dois milhões de veículos 100% elétricos rodando pelo mundo daqui a dois anos. Além disso, a BMW tem como meta produzir, até 2030, apenas veículos elétricos.
O iX1, da linha X, é alimentado por dois motores elétricos, um posicionado no eixo dianteiro e outro no traseiro que, combinados, dão ao carro potência de até 230 kW/311cv e torque de 50 kgfm. O iX1 conta, ainda, com uma bateria de até 64,7 kWh, que comporta energia reutilizável e, segundo informações da BMW, auxilia o elétrico a ter autonomia de cerca de 440 km com apenas uma carga. A depender da tensão, o tempo para recarregar totalmente a bateria do iX1 varia entre cerca de 3h45min e 6h30min. A aceleração de 0 km a 100 km do iX1 pode ser feita em cerca de 5,7 segundos, enquanto a velocidade máxima do modelo é limitada a 180 km/h, visando a preservação das baterias.
Na parte visual, o iX1 difere pouco do X1, versão a combustão, acrescentando apenas alguns detalhes em azul, mas mantendo as rodas de liga leve com aro 18”, bem como lanternas em LED e faróis full LED. Na parte interna, destaque para a central multimídia com 10,7 polegadas, e o cluster digital, com 10,25 polegadas.
Ao contrário do X1, a versão a combustão que é fabricada no Brasil, o iX1 elétrico chegará ao Brasil importado da Alemanha, e deve ser lançado somente no próximo ano, considerando o tempo para os trâmites a fim de homologar o carro. No continente europeu, o veículo começou a ser vendido no mês passado, e tem preço inicial de 57.200 euros, valor que, em conversão direta, chega próximo aos 310 mil reais. Contudo, não há, ainda, a confirmação dos valores de revenda do iX1 por aqui.
