Novo Astra GSe híbrido plugin lançado na Europa. Será que vem para o Brasil?

Com uma legião de fãs em território tupiniquim, o fato é que o novo Astra híbrido dificilmente vem ao Brasil. Até porque, hoje, a Opel pertence à Stellantis, mesmo grupo da Fiat, Peugeot, Citroën, etc.

Seguindo a tendência do mercado, a Opel lançou recentemente na Europa o Novo Astra GSe. O novo modelo híbrido tem como principal novidade a inclusão desta nova sigla GSe, que significa Grand Sport Electric. Vale lembrar que a Opel já utilizou a nomenclatura GSE anteriormente. Isso ocorreu no Opel Monza GSE, só que neste caso a nomenclatura significava Grand Sport Einspritzung, que também ficou conhecido em alguns países como GSI (Grand Sport Injection).

O Novo Astra será comercializado na Europa em duas versões: o Opel Astra GSe (modelo hatchback) e o Opel Astra Sports Tourer GSe (modelo perua).

De acordo com as informações divulgadas pela montadora, o veículo será equipado com um motor a combustão e outro elétrico, que juntos conseguem fornecer 360 Nm (cerca de 36,70 kgfm) de torque e 225 cavalos de potência. Quanto a autonomia do veículo utilizando apenas o seu motor elétrico, é de aproximadamente 64 km. Já quando utilizado o motor a combustão, o consumo médio do modelo é de 83 km/l.

O Astra GSe utiliza a plataforma do Peugeot 308, tendo sido baseado na sexta geração do hatch médio.

No quesito design, um dos destaques do modelo fica para as rodas de liga leve de 18 polegadas, que tiveram como inspiração o protótipo Manta GSe. Destacam-se ainda o logotipo GSe e as faixas pretas na dianteira que interligam os faróis com os faróis de neblina.

Já na parte interna, o carro transparece toda a sua esportividade através dos detalhes. O modelo possui bancos em concha com acabamento em Alcântara e que entregam uma excelente ergonomia. Há ainda um painel de instrumentos com duas telas de 10 polegadas. Vale lembrar que tudo isso é exclusivo das versões GSe.

Falando um pouco mais sobre os motores do carro. O Astra GSe conta com um conjunto híbrido plug-in (PHEV) que combina um propulsor 1.6 PureTech Turbo de 180 cavalos de potência com um motor elétrico de 110 cavalos. O carro conta ainda com um câmbio automático de 8 marchas. Infelizmente a Opel não divulgou detalhes sobre a capacidade de sua bateria.

Entre as novidades presentes no carro, podemos citar os novos sistemas de direção, freios e suspensão. A suspensão está cerca de 1 cm mais baixa e recebeu amortecedores Koni FSD, que prometem entregar muito mais conforto e dinâmica aos ocupantes do carro. Há ainda um controle de estabilidade programado para interferir o mínimo possível quando o motorista estiver em velocidades mais altas.

Infelizmente a chegada deste modelo ao Brasil está se tornando cada vez mais improvável. Isso ocorre pois estamos registrando uma queda enorme na procura de modelos hatch e sedã médios em nosso país, onde há clara preferência por modelos compactos, quando o orçamento é curto, e SUVs e picapes quando mais generoso. Sem contar que o modelo perua, a Tourer, faz parte de um segmento de station wagons que já não tem mais representantes brasileiros.

Mesmo assim, não custa ter um pouquinho de esperança e torcer para quem sabe o modelo desembarcar por aqui. E fica até uma dúvida por qual marca o carro poderia vir, já que, hoje, a Opel foi vendida à Stellantis e não mais pertence à General Motors. Já pensou em um Astra da Fiat, Peugeot, ou Citroën?

Imagens: Opel

Compartilhe

Posts Recentes

Veículos elétricos vendem pouco e GM resolve apostar em híbridos

Inconvenientes e caros, veículos 100% elétricos são preteridos pela GM, que resolve mudar o foco… Leia Mais

Calendário IPVA 2024 RJ – datas, prazo, desconto

Pagamento do IPVA 2024 no Rio de Janeiro começa no dia 22 de janeiro. Cidadãos… Leia Mais

Calendário de pagamento do IPVA 2024 PR – alíquotas, parcelamento, desconto

Prazo de pagamentos para o estado do Paraná já começou a valer. À medida que… Leia Mais

IPVA 2024 São Paulo – prazo de pagamento, descontos

Prazos de Pagamento O IPVA 2024 para veículos em São Paulo possui um calendário específico… Leia Mais