É recomendável andar com o documento do carro, mesmo tendo o CRLV digital?

Pela letra da lei, o CRLV digital dispensa a necessidade do documento físico. No entanto, se o policial não conseguir acessar o sistema para verificar seu documento, pode lavrar uma multa. Entenda.

Conhecido popularmente como licenciamento, o CRLV, sigla para Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, é o documento que serve como comprovação de que o veículo em questão se encontra apto para rodar pelas ruas do país. O CRLV é emitido somente após ser paga a taxa de licenciamento, impostos como o IPVAe eventuais multas.

Até 2016, o Código de Trânsito Brasileiro, CTB, exigia que, obrigatoriamente, o condutor do veículo estivesse portando o CRLV, porém, desde que a lei n. 13.281 entrou em vigor, o porte do documento físico tornou-se dispensável. No entanto, é fundamental que, quando ocorrer a fiscalização, a autoridade de trânsito consiga acessar o sistema pois, caso contrário, há risco de o motorista ser autuado. A multa para esse tipo de infração é de R$ 88,38.

Por isso, especialistas recomendam que os condutores levem consigo sempre o CRLV impresso, pois, caso não seja possível acessar o sistema durante a fiscalização, correm o risco de ser multados.

O CRLV digital tem a mesma validade jurídica do físico. Em alguns estados brasileiros, é necessário pagar uma taxa para expedir a versão digital do CRLV, são eles: São Paulo, Goiás, Pará, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Piauí, Maranhão, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Norte. Nos demais estados, basta acessar o site do Detran do respectivo estado, ou utilizar o app Carteira Digital de Trânsito.

Uma vez emitido o CRLV digital, este pode ser acessado inclusive quando o smartphone não estiver conectado à internet, porém, é preciso atentar para o fato de que se o celular estiver descarregado, por exemplo, e o condutor não conseguir acessar o documento no momento da fiscalização, a lei determina que seja considerado que o condutor não possui o CRLV. Por isso, reitera-se a recomendação de o motorista ter também consigo uma cópia impressa do documento a fim de evitar imprevistos e possíveis penalizações por isso.

Saiba como emitir o CRLV digital por meio do app Carteira Digital de Trânsito

Para emitir a versão digital do CRLV através do app Carteira Digital de Trânsito, é necessário, primeiro, fazer o download deste aplicativo em seu smartphone. Após instalar o app, deve escolher a opção "entrar com gov.br" e fazer seu cadastro caso ainda não possua, ou realizar o login.

Uma vez acessado o app e feito o login, busque pela opção “veículos” e “toque para adicionar um CRLV”. Após, será necessário informar o número do Renavam e, também, o código de segurança do CRV. Realizados esses passos, será possível emitir a versão digital do CRLV.

Para mais informações, basta acessar o site oficial do Ministério da Infraestrutura, no qual estão as instruções para emissão do documento CRLV digital, bem como outros esclarecimentos importantes.

Fusca de polícia

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *