É recomendável andar com o documento do carro, mesmo tendo o CRLV digital?

Pela letra da lei, o CRLV digital dispensa a necessidade do documento físico. No entanto, se o policial não conseguir acessar o sistema para verificar seu documento, pode lavrar uma multa. Entenda.

Conhecido popularmente como licenciamento, o CRLV, sigla para Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, é o documento que serve como comprovação de que o veículo em questão se encontra apto para rodar pelas ruas do país. O CRLV é emitido somente após ser paga a taxa de licenciamento, impostos como o IPVAe eventuais multas.

Até 2016, o Código de Trânsito Brasileiro, CTB, exigia que, obrigatoriamente, o condutor do veículo estivesse portando o CRLV, porém, desde que a lei n. 13.281 entrou em vigor, o porte do documento físico tornou-se dispensável. No entanto, é fundamental que, quando ocorrer a fiscalização, a autoridade de trânsito consiga acessar o sistema pois, caso contrário, há risco de o motorista ser autuado. A multa para esse tipo de infração é de R$ 88,38.

Por isso, especialistas recomendam que os condutores levem consigo sempre o CRLV impresso, pois, caso não seja possível acessar o sistema durante a fiscalização, correm o risco de ser multados.

O CRLV digital tem a mesma validade jurídica do físico. Em alguns estados brasileiros, é necessário pagar uma taxa para expedir a versão digital do CRLV, são eles: São Paulo, Goiás, Pará, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Piauí, Maranhão, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Norte. Nos demais estados, basta acessar o site do Detran do respectivo estado, ou utilizar o app Carteira Digital de Trânsito.

Uma vez emitido o CRLV digital, este pode ser acessado inclusive quando o smartphone não estiver conectado à internet, porém, é preciso atentar para o fato de que se o celular estiver descarregado, por exemplo, e o condutor não conseguir acessar o documento no momento da fiscalização, a lei determina que seja considerado que o condutor não possui o CRLV. Por isso, reitera-se a recomendação de o motorista ter também consigo uma cópia impressa do documento a fim de evitar imprevistos e possíveis penalizações por isso.

Saiba como emitir o CRLV digital por meio do app Carteira Digital de Trânsito

Para emitir a versão digital do CRLV através do app Carteira Digital de Trânsito, é necessário, primeiro, fazer o download deste aplicativo em seu smartphone. Após instalar o app, deve escolher a opção "entrar com gov.br" e fazer seu cadastro caso ainda não possua, ou realizar o login.

Uma vez acessado o app e feito o login, busque pela opção “veículos” e “toque para adicionar um CRLV”. Após, será necessário informar o número do Renavam e, também, o código de segurança do CRV. Realizados esses passos, será possível emitir a versão digital do CRLV.

Para mais informações, basta acessar o site oficial do Ministério da Infraestrutura, no qual estão as instruções para emissão do documento CRLV digital, bem como outros esclarecimentos importantes.

Compartilhe

Posts Recentes

Ram Rampage R/T: Potência e Resistência na Corrida de 24 Horas

Um Desafio de Resistência para a Ram Rampage R/T A Ram decidiu colocar à prova… Leia Mais

Jeep Recon EV: revolução elétrica no asfalto e na trilha

Introdução ao Mundo do Jeep Recon EV O mundo automotivo está prestes a presenciar um… Leia Mais

BMW C 400 X: tecnologia e estilo nas ruas brasileiras

Inovação em Duas Rodas: BMW C 400 X Chega ao Brasil A chegada da BMW… Leia Mais

Jeep Renegade 2024: análise profunda de Desempenho e Design

O Jeep Renegade 2024 é um SUV que combina um design robusto e elegante com… Leia Mais

VW T-Cross 2024: inovação e eficiência em SUV Compacto

O VW T-Cross 2024, um dos SUVs mais vendidos do Brasil, chega ao mercado com… Leia Mais

Toyota Land Cruiser 2024: reinvenção do ícone Off-Road

A Toyota traz uma nova abordagem para o Land Cruiser 2024, com um design que… Leia Mais