100% elétrico, novo Volvo EX90 vem para substituir o XC90.
O Volvo EX90 acaba de ser apresentado ao mercado, mas o SUV elétrico que conta com 7 lugares chegará ao Brasil somente em 2024.
A apresentação foi nesta terça-feira, dia 9, e ficou bem claro que este modelo não substituirá o XC90, que conta com motorizações híbridas e continuará sendo comercializado.
Mas hoje os holofotes estavam todos voltados para o EX90 que conta com uma bateria de 111 kWh, sendo alimentada por dois motores elétricos de ímã permanente. Segundo a empresa, quando o veículo está com a carga máxima, chega a percorrer 600 km pelo ciclo WLTP.
Um detalhe importante sobre o veículo que tem 380 kW, ou 517 cv e torque instantâneo de 92,8 kgfm, é que se ele for conectado em um ponto que oferece recarga rápida, a bateria pula de 10% para 80% em apenas meia hora.
Jim Rowan, que é chefe executivo da Volvo Cars, disse que o modelo EX90 é uma boa amostra de onde estão atualmente e qual é o destino da empresa. O executivo explicou que este é um carro totalmente elétrico, com 600 km de autonomia com apenas uma carga e que garante maior segurança para seus ocupantes.
Segundo Rowan, esse é o primeiro veículo fabricado pela Volvo que é realmente definido por seu software, contando com um ecossistema com maior amplitude e que ainda tem tecnologia de ponta, podendo até mesmo conectar-se à casa do proprietário ou outros dispositivos eletrônicos.
A produção do EX90 a princípio será apenas nos Estados Unidos e começa já a partir do próximo ano, mas depois a fábrica na China também será acionada para ajudar a atender o mercado.
A meta da Volvo é apresentar um carro 100% elétrico todos os anos até 2030, sendo que a partir desta data a empresa só disponibilizará no mercado veículos que dependem exclusivamente da eletricidade.
Outro detalhe importante deste modelo é que ele utiliza uma quantidade enorme de materiais recicláveis em sua composição. Segundo a Volvo, o EX90 tem 15% de aço reciclado. Também são empregados 48 quilos de plásticos reciclados em cada veículo e 25% de alumínio reciclado.
E como todo veículo da marca, o EX90 é muito seguro, pois conta com sensores e câmeras em pontos estratégicos, fornecendo todas as informações necessárias para o complexo sistema de segurança.
Todas as informações são mostradas na tela de 14,5 polegadas, de forma que o condutor pode conferir todas as funções do veículo.
O preço ainda não foi confirmado, mas lá fora deve vir por algo em torno de 80 mil dólares (pouco mais de R$ 450 mil na cotação de hoje). No Brasil, portanto, preços na faixa de R$ 1 milhão podem ser considerados. Bem salgado.

Imagens: Volvo