Holoride: Audi começa a oferecer realidade virtual com movimento do carro

Holoride: startup parceiriza com Audi para uma experiência de realidade virtual sincronizada com o movimento do carro.

A Holoride, startup que trabalha no desenvolvimento de tecnologias de realidade virtual (VR) para automóveis, deu início a uma super-parceria com a marca Audi. Em junho deste ano, headsets do empreendimento tecnológico que contenham o software MIB 3, começaram a ser incluídos em alguns SUV e sedans da montadora.

Prometendo revolucionar a experiência de entretenimento com conectividade, os modelos selecionados receberão um sistema de realidade virtual para que, os passageiros possam jogar e interagir com informações em tempo real. Basicamente, o sistema da Holoride proporciona uma fusão do mundo físico com conteúdos virtuais. Todos eles, sincronizados com o movimento do veículo.

O conceito do projeto foi divulgado no evento "Consumer Electronics Show" (CES), na edição que aconteceu no ano de 2016, onde, aconteceu uma apresentação que demonstrou a ideia da empresa no interior de um veículo da Audi. O software MIB 3 possui, ainda, compatibilidade com o motor Unity.

Até o momento, o sistema de realidade virtual estará incluso somente em veículos da Audi, comercializados na Alemanha. Chegando, também, no mercado norte-americano no começo do próximo ano. E ao longo de 2023, será lançado em países europeus e asiáticos. O pacote com o sistema poderá ser instalado nos modelos: Audi e-tron Sportback, Audi A4, A5, A6, A7, A8, Q5, Q7, Q7, Q8, entre outros. O comprador com interesse na instalação, deverá desembolsar cerca de 699€ (algo como R$ 3.500).

Infelizmente, não há notícias sobre a vinda do pacote para o Brasil. Devemos aguardar.

Realidade virtual Holoride para carros Audi: como funciona?

Em suma, um software lê os arredores e espaço interno do carro, utilizando-os como campo de projeção para os jogos, informações e conteúdos disponibilizados para os passageiros que estão nos bancos traseiros. A projeção dessas informações é alterada conforme o movimento do veículo. Imagine-se no banco traseiro de um Audi, usando um headset de realidade virtual, e o carro faz uma suave curva à direita. Você conseguirá ver uma nave espacial movendo-se a direita. O virtual acompanhará todos os movimentos: aceleração, pausa e curvas.

Assim, em princípio, o movimento do seu personagem não seria interativo (somente a sua reação), já que o deslocamento se dá conforme o carro se move. A empresa, contudo, assegura que a tontura que as pessoas normalmente sentem quando usam realidade virtual não acontece no sistema, já que o movimento que o corpo sente é o mesmo que está sendo visto no capacete de realidade virtual.

Assista ao vídeo abaixo para entender como funciona:

Holoride

A Holoride é uma startup da área tecnológica, que atua em parceria com a Terranet, empresa sueca que, desenvolve Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS). O mais interessante é que, o software de criação do projeto de realidade virtual para automóveis é de código aberto. Ou seja, permite aos desenvolvedores a invenção de vários conteúdos.

Compartilhe

Posts Recentes

Veículos elétricos vendem pouco e GM resolve apostar em híbridos

Inconvenientes e caros, veículos 100% elétricos são preteridos pela GM, que resolve mudar o foco… Leia Mais

Calendário IPVA 2024 RJ – datas, prazo, desconto

Pagamento do IPVA 2024 no Rio de Janeiro começa no dia 22 de janeiro. Cidadãos… Leia Mais

Calendário de pagamento do IPVA 2024 PR – alíquotas, parcelamento, desconto

Prazo de pagamentos para o estado do Paraná já começou a valer. À medida que… Leia Mais

IPVA 2024 São Paulo – prazo de pagamento, descontos

Prazos de Pagamento O IPVA 2024 para veículos em São Paulo possui um calendário específico… Leia Mais