Novo Taos é mais caro com mesmo motor e novos equipamentos de segurança, será que vale a pena?
A Volkswagen disponibilizou ao mercado a versão 2023 do Taos, carro que não caiu no gosto do motorista e registra vendas fracas. Para se ter uma ideia, no começo de 2022 a mídia já trazia informações do baixo desempenho nos emplacamentos deste veículo.
Talvez seja esta baixa adesão que forçou a montadora alemã a atualizar a linha sem divulgar tanto, substituindo assim a atual, a venda. Este é um SUV que recebeu mudanças em comparação a sua geração passada.
Se analisarmos a lista de itens que chegam na versão 2023, o que podemos destacar de mais importante é o ar-condicionado eletrônico. Por aqui não houve diferenciação deste item nas duas variantes, a Comfortline e a Highline.
Se por um lado, o ar-condicionado é uma novidade estupenda, de outro, o motor continua na mesma: a montadora decidiu optar por aquilo que já estava por debaixo do capô: motor 1.4 com potencia de 150 cavalos, seis marchas e tração na dianteira.
Outro item que pode ser destacado, em pequenas poucas mudanças, é na segurança do modelo. São dois sensores: um de estacionamento e outro de permanência em faixa. Talvez isto justifique o aumento de preço em comparação a versão atual, ainda comercializada.
Serão mais de 2 mil reais de aumento no preço. O Taos Confortline 2023 será vendido a partir de R$ 180.190 e a variante Highline a partir de R$ 209.190.
Versão antiga
O site da Volks ainda comercializa a versão 2022 dos dois modelos. Até o fechamento desta matéria, a empresa estava promovendo promoções e parcelamento facilitado.
Para se ter uma ideia, a variante Confortline de 2022 têm motor 250 TSi de 1.4 com 150 cavalos de potência, painel traseiro com iluminação em LED, seis airbags, detector de fadiga e assento de criança.
Já a Highline tem mudanças pontuais como um sistema de segurança mais aprimorado, como detecção de pedestre e ponto cego.
Vale a pena?
O novo Taos se diferencia muito pouco do atual modelo, mas investe bastante em requisitos de segurança. O mesmo motor em uma nova versão não significa que o mesmo apresenta um desempenho melhor em comparação com a atual geração. Para quem busca desempenho não há novidades aqui.
O lançamento tímido aliás mostra que a Volks quer tentar sair do marasmo da geração atual, que mesmo boa, não vende muito. Por isto, fez mudanças pontuais em recursos que podem chamar a atenção em um primeiro momento, mas que devem ser analisadas pelo motorista, principalmente pelo aumento no preço de uma para outra geração.
