A Wowcat C1 é dobrável e pequena o suficiente para ser carregada facilmente como bagagem, mas bateria deixa a desejar.
Quando pensamos em bicicleta elétrica pensamos em algo prático, mas compacto. E é isto que a Wowcat C1 quer oferecer para os consumidores. Dobrável e prática, ela traz consigo um problema crônico: a capacidade de bateria.
Se comparada com as demais bicicletas elétricas, contudo, há um problema que o comprador deve levar em consideração: esta vem equipada com uma bateria de apenas 5000 mAh, bastante similar à de smartphones. Mas, a semelhanças com os smartphones para por aqui: segundo a fabricante, o tempo levado para carregar completamente esta bicicleta é de seis horas. O motivo de levar tanto tempo não é explicado.
A baixa bateria e o tempo de cargo sugerem que a ajuda do motor elétrico no pedal não é por muito tempo. Prepare-se para pedalar bastante e usá-la como bicicleta convencional na maior parte do tempo.
Claro, estamos tratando aqui de algo bastante compacto, pensado para o cotidiano e não para longas viagens. A fabricante divulgou que esta bicicleta suporta até 100kg. Como itens, são encontrados um painel de 3,5 polegadas, farol e sistemas de segurança.
Na ficha técnica, encontrado no site da fabricante, a potência desta bicicleta é de 250w e a velocidade máxima de 25 km/h, ideal para uso em centros urbanos de pequena demanda e dispensando qualquer tipo de habilitação. Ainda há certificação a prova d´água para a bateria e a construção é em fibra de carbono.

Preço e disponibilidade
Lá fora, a bicicleta é vendida neste site: https://www.wowcat.top/product/e-bike.
O preço final é de 1.800 dólares e em quatro cores: azul, vermelho, branco e preto e o pagamento pode ser feito via Paypal. Não há informações de possíveis envios para o Brasil nem de vendas por aqui.
No site da Indiegogo, é esperado a comercialização com um desconto em cima do valor oficial. Mas importando, terá que pagar frete e taxas aduaneiras.
Opções no Brasil
No Brasil, há outras opções para quem quer fugir da importação de uma unidade desta.
- Bikelete – Com motor de 350w e velocidade de 25 km/h, ela se assemelha bastante a bicicleta compacta citada na matéria. A bateria, segundo a fabricante, tem autonomia de 30 a 45km a depender das condições. A recarga pode demorar até seis horas. O valor é de 4.450 reais.
- GT Mobi – Sua principal característica é ser dobrável, nos mesmos moldes da Wowcat, se assemelhando bastante a velocidade: 25 km/h. Nesta, há piloto automático e ela suporta até 120kg de peso. Seu preço no país chega a 4.450 reais.
- Liberty – A Liberty tem autonomia de 30km e suporta até 120 kg. Uma curiosidade é que ela pode carregar outros dispositivos, funcionando como uma bateria externa, já que possui saída USB para esta finalidade. No mais, há controles de velocidade nos pedais e um painel eletrônico com visão noturna. Custa 6 mil reais.
- Breeze – A Breeze já é bem conhecida. Tem motor de 250w e autonomia de 40km com uma carga completa. Vai até 25 km/h como as demais. Seu preço chega a 9.500 reais.