Confira o que mudou nas regras do uso de insulfilm nos carros e encontre algumas dicas para evitar problemas com a justiça.
Em maio deste ano foi publicada a nova lei do insulfilm. Apesar de já estar há alguns meses em circulação, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre seu funcionamento e como evitar multas.
Sobre a nova Lei do Insulfilm
O Conselho Nacional de Trânsito apresentou novas regras relacionadas à instalação e uso do insulfilm.
As novas medidas abrangem visibilidade, uso de medidores de transmitância luminosa, segurança e também uso de vidro em veículos blindados.
A primeira mudança a se destacar é sobre a transmitância das películas, segundo o Artigo 4°, ela não pode ser inferior a 70% para os vidros do pára-brisas e outras áreas consideradas importantes para assegurar a dirigibilidade do veículo.
Todavia, os vidros que não influenciam na visão do motorista ou não interferem na dirigibilidade do veículo, podem ter a sua visibilidade mínima de 28%.
Outra mudança apresentada na resolução 960/2022 é sobre as bolhas formadas em alguns modelos de películas. Isso porque, elas podem comprometer a visão do motorista e, em consequência disso, afetar a condução e oferecer riscos à segurança.
Entre as proibições, encontramos, por exemplo, o uso de películas do tipo opaca ou espelhada em qualquer vidro da cabine do veículo (com algumas exceções).
Ainda, é proibido os veículos com vidros cobertos sem chancela: as informações obrigatórias precisam estar visíveis e legíveis na película.
O que acontece caso o motorista descumpra a nova lei do insulfilm?
Além de pagar uma multa no valor de R$195,23, os motoristas que descumprirem as regras da nova lei do insulfilm podem ganhar até cinco pontos no prontuário da CNH.
Fora isso, o veículo ainda pode ser retido para regularização e só vai ser liberado depois que o motorista efetuar os pagamentos pertinentes e adequar o insulfilm às novas regras.
Por isso, é importante conhecer as novas regras para evitar multas. Os órgãos que estão fiscalizando os veículos são:
DETRAN;
Polícia Rodoviária Federal;
DER;
DNIT.
Na abordagem, será utilizado um aparelho chamado MTL, ou seja, Medidor de Transmitância Luminosa.
Como evitar multas?
Enquadre o insulfilm do seu veículo às novas regras, dessa forma, evitará receber multas e outras consequências por descumprimento na nova lei do insulfilm.
Para não cometer nenhum erro na hora da aplicação do insulfilm, confira todas as mudanças e novas regras na Resolução Contran N° 960/2022.
Assim, você sabe exatamente o que pode e o que não pode na hora de aplicar o material.