Senador americano propõe obrigar uso de câmera frontal em veículos

Câmeras frontais podem prevenir acidentes domésticos como atropelamentos de crianças e animais.

De acordo com uma demonstração realizada nos Estados Unidos, alguns modelos de carro do tipo SUV possuem uma linha de visão na parte dianteira, que se torna um grande ponto cedo, perigoso para acidentes. O chamado de “Frontover”, foi presenciado pelo senador americano Richard Blumenthal, que então teve a ideia de criar uma nova lei que obriga o uso de câmera frontal em veículos.

Nos últimos anos o número de morte de pedestres subiu. Assim como o número de acidentes domésticos em casa, dentro de garagens ou quintal quando um pai dirige o carro e não vê a criança passando próximo ao veículo.

Os dados para esse tipo de acidente vêm crescendo e um dos motivos é pela altura e ponto cedo do seguimento desses veículos. Depois de uma demonstração realizado, foi possível notar a urgência que alguma medida precisa ser tomada.

Demonstração feita para mostrar a falta de visibilidade dos carros

A demonstração aconteceu no campo de provas da Consumer Reports, e foi possível notar que o motorista dentro de um modelo grande da categoria SUV, não conseguir enxergar 12 crianças sentadas na parte da frente do veículo.

O teste usou crianças de 6 a 10 anos de idade que se sentaram no chão, na parte dianteira do veículo. Enquanto que uma pessoa sentada no lugar do motorista tentava enxergar e visualizar algum sinal de que elas estavam ali.

O que chocou a todos inclusive o senador que estava presente, foi a quantidade de crianças enfileiradas que foi preciso para que uma delas pudesse ser vista. Com isso, levantou uma série de questões sobre o uso de câmeras frontais nos veículos. De acordo com o senador isso deveria ser uma exigência para as fabricantes, já que o dispositivo salva vidas.

Leia também:  Curitiba é a quarta cidade mais congestionada do Brasil

A popularidade dos carros SUVs e projeto de lei

Justamente por se tratar de carros maiores, mais altos e mais pesados, os SUVs se tornaram uma categoria de carros que estão entre as mais vendidas. Contudo, são carros altos e que podem se tornar perigosos à medida que limita a sua visibilidade tanto na parte da frente quanto na parte traseira.

O projeto de lei de 2008 que exigia que dados de acidentes de backover e frontover fossem contabilizados não tem acontecido. Por isso, regularizar automóveis com câmeras e outros dispositivos que possam evitar e prevenir esse tipo de acidente é fundamental. O Governo deve acompanhar esse tipo de incidente doméstico que não está ligado ao trânsito e exigir das montadoras e fábricas, mais tecnologias de seguranças para salvar vidas e evitar lesões graves.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *