A empresa irá vender todas as operações russas para investidores e passa a fazer parte da lista de montadoras que deixaram o país após a guerra da Ucrânia
Na última quarta-feira (26) a Mercedes-Benz fez um anúncio informando que deixará a Rússia. A empresa, de acordo com o destacado em seu comunicado, irá vender todas as suas operações para os investidores. E com isso, a fabricante de automóveis de luxo passa a fazer parte de uma lista, já bem grande, e montadoras que deixaram o país desde que a guerra com a Ucrânia foi iniciada.
Outra marca que deixou recentemente o mercado foi a Nissan. Entretanto, antes que isso fosse feito, a mesma passou por uma situação bastante complicada onde teve que enfrentar um grande prejuízo de US$687 milhões. Isso, pois a marca resolveu vender suas operações pelo valor simbólico de um euro. A decisão em questão se mostrou semelhante ao que foi feito pela Renault, que havia se desfeito da Avtovaz, que é dona da Lada, por um valor de 1 rublo.No comunicado feito, a Mercedes-Benz pontuou que as ações subsidiarias locais serão repassadas parra o grupo de concessionárias Avtodom agora.
O diretor financeiro da Mercedes-Benz, Harald Wilhelm, destacou que não espera que a transação feita agora resulte de fato em algum lucro para a empresa além dos resultados que foram reportados por esta nos outros meses. De acordo com o que foi pontuado pelo diretor, os acertos finais agora deverão ainda ser aprovados pelas autoridades competentes e levarão em consideração a implementação das condições acordadas em contrato.
Um outro detalhe nesta situação é que a Mercedes ainda tem a opção de adicionar em seu contrato uma cláusula que permite que esta realize a recompra das ações, com um prazo de seis anos, da mesma forma como foi feito pela Nissan e pela Renault anteriormente. Esta informação foi divulgada através do jornal russo Vedomosti. Mas um porta-voz da Mercedes afirmou nos últimos dias que a parcela de 15% das ações da fabricante russa de caminhões Kamaz não irá sofrer nenhum impacto pela transação que está sendo feita e assim será transferida diretamente para Daimler Truck ainda neste mesmo ano.
Também foi informado por parte da Avtodom que esta irá escolher um novo parceiro tecnológico em breve para que possa continuar colocando em frente suas operações no parque industrial que fica localizado no Esipovo, próximo a Moscou, onde a Mercedes atualmente possui uma fábrica. As prioridades agora com a transaçãp é que sejam cumpridas as obrigações ao máximo para conclusão dos processos que estão sendo realizados na localidade.
