Conhecer todas as variáveis irá ajudá-lo a estimar melhor o tempo necessário para o carregamento de um carro elétrico.
A resposta para essa pergunta vai depender do tipo e modelo do carro e também dos detalhes da bateria. Sendo assim, existem uma série de variáveis que precisam ser levadas em consideração na hora de calcular o tempo de recarregamento de um veículo elétrico.
Outro ponto importante e que também faz toda a diferença no tempo de carregamento, envolve o comprimento do cabo. Muitas vezes, quando ele é longo demais, pode atrapalhar na resposta que as baterias precisam.
Contudo, para saber como ter uma ideia de quanto tempo esse carregamento pode levar, vamos levantar algumas informações que você precisa saber. Como por exemplo a fonte de alimentação, o tamanho da bateria, a capacidade do carregador, entre outros. Para saber mais, continue lendo.
Nível do carregador pode afetar o tempo de carregamento
A fonte de energia influencia diretamente no tempo de carregamento da bateria. Além disso, vale ressaltar que as tomadas não são iguais. Para se ter uma ideia, uma tomada comum de 120 volts e 15 amperes, serve para um eletrodoméstico de 240 volts. Contudo, imagine uma pistola de água em comparação com uma mangueira.
Você pode recarregar a bateria do seu carro elétrico em uma tomada convencional. Mas é o mesmo que tentasse encher um barril de 200 litros com uma pistola de água. Não é suficiente e levaria muito mais tempo.
Esse tipo de tomada convencional de casa, são consideradas de nível 1. Para carregar um veículo elétrico, é preciso se programar para ter uma tomada em casa de nível 2, ou sejam de 240 volts, com algo entre 40 e 50 amperes.
Como fazer o carregamento ser mais rápido?
As medidas que os engenheiros utilizam para projetar um carro desse tipo, e o seu carregamento, é calculado em dias e não em horas. Ao usar fontes irregulares, abaixo do nível ideal, a eficácia dos carregadores de bordo não recebe energia o suficiente e assim levam mais tempo.
Para ter um carregamento mais rápido, o ideal seria possuir uma tomada de conexão nível 3. Uma bateria EV, que está abaixo de 10% ou acima de 80%, tem seu carregamento reduzido. Isso acontece para otimizar a vida útil da bateria devido a sobrecarga.
Contudo, ao pensar em 30 minutos de carregamento, alguns veículos conseguem atingir os 80% de carga dentro desse tempo. Desde que estejam usando o carregador rápido DC. Mas os últimos 20% podem levar o dobro de tempo.
Por isso que muitas pessoas preferem deixar os carros recarregando durante a noite. Entretanto, tudo varia de acordo com a tomada e o carregador do carro. Lembrando sempre que o mais indicado é sempre usar o adaptador DC para uma melhor eficiência.