É possível comprar um carro sem ter carteira de motorista?

Essa é uma dúvida muito recorrente das pessoas, e principalmente de quem ainda é jovem e não tirou a carteira de motorista.

A liberdade de ter carro próprio passa pela cabeça de muitos adolescentes, antes mesmo de completar 18 anos de idade. Não ter que depender do transporte público, não se limitar a locomoção ou aos horários dos trajetos e nem ficar tendo que pagar carros de aplicativos. Contudo, muitos ainda ficam na dúvida, se já podem começar a poupar para comprar seus próprios carros, mesmo sem ainda ter o documento da habilitação?

Entretanto, essa dúvida não se limita apenas aos jovens, afinal de contas também existem pessoas que não podem ou que não conseguiram tirar carteira de motorista. Tanto idosos quanto pessoas com algum problema de saúde que não podem dirigir. Mas essas pessoas podem comprar um carro?

Em quais casos é preciso ter carteira de motorista para comprar um carro?

Alguns lugares do mundo essas pessoas que não podem dirigir, possuem motoristas particulares. Assim como quem é emancipado e que precisa de um carro, mas ainda não tirou a carteira de habilitação.

Mas aqui no Brasil, é possível sim comprar um carro mesmo não podendo dirigir ainda. Portanto, qualquer pessoa, sendo jovem, desde que emancipado, com problemas para dirigir ou idoso, está apto a comprar um veículo, sem ter CNH.

De acordo com as regras da Carteira Nacional de Habilitação, o documento serve para permitir que uma pessoa, possa conduzir um veículo automotor. Este documento é feito através de um teste de aptidão, para aprender a dirigir e tornar o condutor responsável pelas suas ações no trânsito.

A compra do veículo

Um veículo é considerado um produto assim como qualquer outro. Portanto, ele pode ser comprado por qualquer pessoa que seja maior de idade ou esteja emancipada. De acordo com as regras do Detran, o órgão não possui qualquer vínculo com a compra de um veículo. Portanto, ele não pode impedir a sua aquisição.

Multa e pontuação na carteira

Em caso de uma pessoa ter comprado um carro sem CNH, e o condutor tiver levado alguma multa, esta chega no endereço do proprietário do carro. Contudo, neste momento, ele precisa preencher um formulário e identificar quem era o condutor da infração, para que este, sofra as multas em sua carteira de acordo com a lei.

O dono do veículo não possui carteira de habilitação, portanto, não tem como perder pontos nela. Sendo assim, quem perde é quem estava dirigindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *