Chevrolet começará a fabricar Onix em Bogotá, Colômbia devido à nova Montana?

GM está remanejando produção. Segundo a empresa, é para dar espaço para a produção da nova Montana e montagem da Tracker, mas há quem argumente sobre demissões.

O processo batizado de "desindustrialização" acomete o Grande ABC. Depois do fechamento das fábricas da Ford , que ocorreu no ano de 2019, pronunciamento da Toyota sobre a transferência de uma de suas unidades, há poucos meses, e as demissões na Mercedes-Benz, o alarmante procedimento de indústrias se retirando do Grande ABC, chegou na cidade de São Bernardo. Informações divulgadas nesta semana, têm causado preocupação nos funcionários da fábrica da GM, mesmo que a montadora alegue que está apenas remanejando a produção para dar conta de um novo modelo, a Montana (o que faz todo o sentido).

A partir da sexta-feira, desta semana, a General Motors, irá transferir a produção do modelo Onix, para Bogotá, cidade localizada na Colômbia. Com a transferência, a direção da marca reporta que pretende dar uma dimensão maior para a montagem do SUV Tracker e para a Nova Montana. Contudo, os empregados do segmento estão receosos com relação à notícia, pois temem demissões, segundo o Diário do Grande ABC.

É a segunda modificação que ocorre na fábrica nesta semana. O Diário comunicou, nesta terça-feira, o repartimento das fabricações regionais do Tracker, que será produzido em conjunto com a montadora da província de Santa Fé, na Argentina. Consoante aos pronunciamentos da direção da marca, a medida é uma tentativa de amplificar a capacidade de produção do modelo, visando atender as exigências dos consumidores dois mercados. A título de curiosidade, as primeiras unidades do modelo chegaram no Brasil neste mês.

Um funcionário comentou, em anonimato ao Diário, que os trabalhadores dessa linha de fabricação já estão sendo demitidos. A informação foi reconhecida como verdadeira pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas de São Caetano, Aparecido Inácio da Silva. Conforme o sindicalista, cerca de vinte funcionários foram demitidos. Independentemente, a fábrica declarou que as mudanças, especificamente, em relação ao Chevrolet Tracker, acontecem devido o sucesso nas vendas do modelo e crescente demanda do mercado.

Diga-se de passagem, a Chevrolet também fabrica Onix em outra unidade no Brasil, em Gravataí/RS, onde não há notícias de alterações na produção.

General Motors

A General Motors Company, ou como é comumente conhecida, GM, é uma empresa multinacional norte-americana que atua no mercado da fabricação automotiva. Com sede em Detroit, Michigan, Estados Unidos. Conquistou o marco de maior fabricante de veículos com sede nos Estados Unidos, conhecida, também, como uma das gigantes indústrias do setor no mundo. É dona de marcas consagradas entre os consumidores, como, por exemplo, Cadillac, GMC, Chevrolet, Baojun, Wuling e Buick.

Onix Gravataí

Imagem: linha de montagem do Onix em Gravataí/RS, onde o modelo também é fabricado (crédito: Chevrolet)

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *