VW pode deixar touch sensitive (haptic) em prol da facilidade de uso

A Volkswagen pretende reintroduzir os volantes com botões analógicos em alguns dos seus veículos com teclas sensíveis ao toque no volante.

A informação foi anunciada no LinkedIn por Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen Passengers Cars. Na postagem, o executivo revelou que a VW está aprimorando o portfólio e o design dos seus veículos, além de simplificar a operação deles. Ele deu como exemplo a volta do volante com botões de pressão, atendendo a uma vontade dos clientes.

O motivo para a mudança é o crescente número de reclamações dos seus usuários, devido ao acionamento acidental de recursos como o aquecedor de mãos, por exemplo, causando incômodo enquanto dirigem.

A mudança pode parecer pequena, mas é importante para resolver os inconvenientes causados aos clientes da Volks.

Quando começam as mudanças?

A estratégia será implementada nos próximos lançamentos da montadora. O primeiro a receber a mudança será o Golf 2024, aproveitando justamente a sua atual fase de testes e de renovação no visual e na cabine. O segundo da lista a receber volante com botões analógicos deve ser a próxima geração do Tiguan.

Enquanto a mudança não começa a ser colocada em prática, o único modelo Volks que ainda pode ser encontrado com os botões analógicos no volante é a linha da SUV Taos 2023, vendida nos EUA.

Mas não é só a Volks quem percebeu a necessidade da mudança. Outras empresas do setor automobilístico também estão se adequando a essa demanda, que vai muito além das teclas sensíveis ao toque instaladas nos volantes.

O equilíbrio entre o analógico e digital nos veículos

As montadoras têm percebido cada vez mais uma insatisfação dos seus clientes que são obrigados a tirar a atenção enquanto dirigem para olhar a tela quando precisam acionar algum recurso em touchscreen.

Leia também:  Honda HR-V Touring - Venda e Preço no Brasil

Essa realidade tem obrigado elas a aplicarem uma estratégia que busca manter um equilíbrio entre recursos analógicos e digitais. Isso cria a necessidade de entregar carros onde as tecnologias digitais não sejam um empecilho para os seus clientes.

Outras funções que possuem tecnologia sensível ao toque também devem ser modificadas nas próximas gerações de diferentes modelos que serão lançados em breve. É o caso da Honda, que irá trocar os botões touchscreen por botões de pressão do sistema de ar-condicionado da nova geração do Fit

Sendo assim, a questão mais importante é atender ao desejo dos condutores que preferem manter a experiência de dirigir usando determinados recursos da maneira mais intuitiva possível, nem que para isso seja preciso deixar de lado algumas facilidades digitais.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *