Já com 10 anos de mercado, Renault Zoe está a caminho de ser substituído por uma nova geração de carro elétrico.
Recentemente, foi anunciado pelo diretor de operações da Renault, que o modelo elétrico Zoe sairá de linha. O veículo elétrico da fabricante francesa foi lançado no mercado no ano de 2012, estando, atualmente, na sua segunda geração e devido às notícias, última geração.
O exemplar ficará por mais alguns anos disponíveis para compra nas concessionárias, dando espaço suficiente para que os novos lançamentos elétricos da marca, como, por exemplo, Renault 4 e Renault 5, ainda em fase de protótipo, mas com previsão de chegar em 2025. Especificamente, o Renault 5 deve substituir o atual Zoe.
A informação foi divulgada através de uma entrevista á revista Autocar, por Fabrice Cambolive, diretor de operações da Renault, onde também foi confirmado o planejamento para investir em mais modelos híbridos. Dependendo, como explicou na entrevista, da receptividade de cada mercado, que será medido por análises, com objetivo de proporcionar os melhores automóveis para os seus consumidores, no melhor momento possível.
Para o início dessa nova fase de modelos híbridos da montadora, o Renault Zoe não fará mais parte. Contudo, a data para a retirada do modelo ainda não está definida. E como uma forma de prestar homenagem ao Renault Zoe 2022, reunimos os principais atributos do modelo, para que você um pouco mais sobre as capacidades deste veículo e você poderá conferir lendo abaixo.

Renault Zoe 2023
O Renault Zoe 2023 é comercializado em uma configuração, a versão Intense (em 2022, havia a Zen, ainda). Em sua segunda geração, o modelo ganhou atualizações, como, por exemplo, uma nova cabine, central multimídia de sete polegadas e painel de instrumento de dez polegadas. Com relação às tecnologias inclusas no veículo, encontramos o Apple Carplay, Android Auto e alguns sistemas de segurança e auxílio a dirigibilidade do motorista e conforto dos passageiros durante os trajetos.
Conjunto mecânico
O conjunto mecânico do modelo Renault Zoe 2023 inclui um motor elétrico de 135 cavalos e 25 kgfm de torque máximo. Em comparação a linha anterior, recebeu um acréscimo de 43 cavalos de potência. Segundo a montadora, o Zoe 2023 tem capacidade de aceleração de 0 a 100 quilômetros por hora em menos de dez segundos, contando ainda, com a velocidade máxima de 140 quilômetros por hora. E a bateria do Renault Zoe 2023 tem autonomia de 385 quilômetros. Para carregar a bateria do veículo é possível utilizar wallbox ou tomadas convencionais, completando a carga em cerca de oito horas.
O Renault Zoe Intense é comercializado nas concessionárias brasileiras com valores a partir dos R$239.990.