Radar inteligente por laço indutivo – cidades onde está ativo e infrações

Saiba como funciona o radar inteligente por laço indutivo, quais infrações de trânsito ele pega e em que cidades está ativo.

O uso da tecnologia tem sido uma grande aliada nas grandes cidades quando o assunto é o controle e monitoramento do trânsito. Apesar de parecer que o objetivo seja somente multar, o uso dos recursos como os radares e fotossensores vão além disto e buscam a conscientização sobre o respeito às leis de trânsito.

Neste sentido, os recursos tecnológicos ganham mais reforços a cada dia e agora surge um novo tipo de monitoramento que vai buscar detectar as infrações mais sutis que podem passar despercebidas pelas lentes dos atuais radares e outros dispositivos em uso nas rodovias brasileiras.

A nova tecnologia empregada chama-se Laço Indutivo e vai permitir detectar estes tipos de condutas irregulares no trânsito e em qualquer ponto da rodovia, avenida ou rua que o equipamento estiver instalado. Sabe aquele motociclista que corta caminho para fugir do semáforo pela calçada e que costuma pilotar sem capacete ou aqueles motoristas que gostam de conversões proibidas e retornos locais proibidos. Através do uso do novo equipamento, estes tipos de infrações estão com os dias contados.

O novo recurso agora vai permitir detectar com precisão quais os tipos de transportes, seja carro ou moto, que forem flagrados em tais manobras. Através da captação das imagens em alta definição será possível identificar o nome do proprietário.

Para quem pensa que a novidade ainda vai demorar a ser utilizada, então é bom ir se preparando pois ela já está em uso em algumas cidades brasileiras tais como São Paulo, Curitiba, Salvador, Goiás, Aracaju e na cidade de Nova Hamburgo, no estado do Rio Grande do Sul.

Leia também:  Jeep Renegade 2017 - Novidades e Preço

O uso do novo sistema de detecção vai permitir ainda a captação e identificação de imagens daqueles condutores que gostam de driblar os sensores de velocidade usando as guias sobre as calçadas, andar na contramão, parar sobre a faixa de pedestres e avançar o sinal vermelho. Com estes dados vai ser possível determinar um diagnóstico do tipo de infração mais cometida em qualquer ponto da cidade e, a partir daí, montar estratégias para se reduzir estes tipos de episódios e a ocorrências de acidentes.

Não é de hoje que as autoridades de trânsito das principais cidades brasileiras buscam alternativas para se reduzir o número de acidentes e, consequentemente, o número de mortes e de pessoas que ficam inválidas para o exercício de atividades profissionais. E a tecnologia tornou-se uma importante aliada para isto. Entretanto, é fundamental a educação e conscientização dos motoristas para o respeito com as leis de trânsito.

Daniel Feitosa

Radar de velocidade

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *