A fabricante nacional de aviões, Embraer, apresentou há poucos dias o novo conceito de jato executivo futurista, sem pilotos e com um design extravagante.
Apertem os cintos… o piloto sumiu! Você já assistiu a famosa comédia dos anos 80? Em um primeiro momento, essa é a primeira referência que nos vem a cabeça, mas pode ficar totalmente tranquilo, não é como no filme. A proposta da empresa é fabricar um jato executivo futurista, que não contará com pilotos, funcionando de maneira autônoma durante o trajeto do transporte aéreo.
O anúncio da novidade aconteceu durante a feira de Aviação Executiva mais importante do mundo, a NBAA, que decorre em Orlando, na Flórida. A fabricante de aviões nacionais é atualmente líder da categoria dos jatos leves, com a linha Phenom 100 e 300 produzida em Melbourne.
Detalhes sobre a nova aeronave, como, por exemplo, o seu nome, ainda não foram divulgados, contudo, consoante a empresa, o conceito é: um jato executivo completamente autônomo, de cabine média com 3 cabines, para atuação com propulsão totalmente sustentável. Nas imagens divulgadas pela internet, podemos observar não haver cabine de comando, no lugar há um vitral onde os passageiros poderão observar a paisagem.
Exteriormente, parece que o modelo contará com dois motores, mas ao invés de ficarem posicionados um lado ao lado do outro, estão um em cima do outro, com entrada de ar que possuirá três saídas. Podemos ver nas imagens um protótipo de modelo extremamente futurista, moderno e luxuoso. O conjunto mecânico, provavelmente, será nutrido por combustíveis sustentáveis como, por exemplo, o hidrogênio, contudo, é necessário aguardar mais informações para confirmar as suspeitas.
Até o momento, não há mais detalhes sobre as características do modelo, datas para o começo da produção, ou sobre quais tecnologias serão utilizadas na construção do novo avião executivo. Temos somente informações inicias sobre o conceito. Ou seja, podemos aguardar um avião luxuoso e altamente tecnológico para os próximos anos.
Embraer
A Embraer S.A. é um conglomerado transnacional do Brasil, que atua no mercado de transporte aéreo, fabricando aviões comerciais, jatos executivos, agrícolas e militares, além de, produzir peças para aeroespaciais, serviços e suporte para a categoria. A empresa atua no desenvolvimento dos melhores produtos para o nicho, atuando com tecnologias avançadas e excelência na prestação de serviços de qualidade.

Foto: Divulgação Embraer
Foto: Divulgação Embraer
Foto: Divulgação Embraer