A Renault estreou no Salão de Paris 2022 com novos modelos elétricos e do que pode vir para o Brasil; novo Stepway não está incluso
O Salão de Paris 2022 contou com novidades da Renault, mesmo sem a presença de marcas tradicionais, como a Porsche, Volvo, Volkswagen e Citroën.
A Renault fez uma releitura de alguns dos seus clássicos, trazendo versões modernizadas e com motorização híbrida e elétrica.
Entre as novidades estão o Renault 5 e o Renault 4, ambos, releituras atualizada de dois clássicos que estreiam a nova linha Renault 4L. Veja todos os detalhes nos destaques a seguir!

Foto: Divulgação/ Renault 5 é apresentado como protótipo conceitual
Os destaques elétricos da Renault para o mercado europeu
Renault 4Ever Trophy
O modelo é uma releitura do clássico e foi a principal novidade da Renault. Ele conserva um design futurista de corrida e, mesmo ainda em fase conceitual, ganhará reformulações até a sua estreia oficial em 2025.
Ele conta com um motor elétrico de 140 cv de potência e uma bateria de 42 kWh. Nas dimensões, ele mede 4 metros de comprimento, com um espaço entre-eixos de 2,57 metros, tudo isso distribuído em uma plataforma do tipo CMF-BEV.
Foto: Divulgação – Renault 4Ever Tropy
Renault 5 Turbo 3E
Outra releitura que ganhou uma versão elétrica, conserva um estilo que lembra o modelo lançado em 1972, que poderá seguir com a mesma motorização elétrica do Trophy.
O Renault 4 e o Renault 5 fazem parte do chamado “Renaulution”, um projeto que transforma os modelos clássicos em versões elétricas.
Foto: Divulgação – Renault 5 Turbo 3E
Kangoo E-Tech Electric
Aqui no Brasil ele já é bem conhecido em sua versão furgão, mas a Renault resolveu lançar uma releitura com motor elétrico de 120 cv e bateria de 45 kWh, com capacidade de alcançar os 285 km para cada ciclo de carga completa.
A sua versão topo de linha chega a um valor de aproximadamente 35 mil euros (R$ 180 mil).
Foto: Divulgação – Kangoo E-Tech Eletric
Austral E-Tech Full Hybrid
Espaçoso e com estilo futurista, o Austral E-tech traz um motor de 3 cilindros de 1.2 turno de 130 cv e torque de 20 kgfm, que dividirá sua propulsão com o motor elétrico de 53 kW e uma bateria de 2 kW. Essa configuração permite que o veículo use o modo elétrico em aproximadamente 80% em espaço urbano.
Ele tem 4,51 metros de comprimento por 1,83 metros de largura e o espaço entre-eixos é de 2,67 metros.
Foto: Divulgação – Austral E-tech Full Hybrid
Alguma dessas novidades vem para o Brasil?
A maior prioridade da Renault no momento é cumprir a sua meta de fabricar apenas veículos elétricos até 2030. E embora a tecnologia híbrida seja considerada de transição para a elétrica, a Europa assiste uma queda de 13% nas vendas desses modelos, com uma subida de 30% dos elétricos, somente em 2022.
Mas a Renault não descarta, mas nem confirma a possibilidade do Brasil adquirir modelos híbridos como o Austral, ou o Arkana, embora haja apenas especulações.
Enquanto isso, o Megane E-tech – que também foi apresentado no Salão de Paris 2022 – será lançado no Brasil em sua versão mais cara, com motor de 220 cv de potência e bateria de 60 kW e uma autonomia de 454 km.
Foto: Divulgação – Megane E-tech
Como fica a Sandero Stepway no Brasil?
A montadora francesa descartou por completo a continuidade do Stepway aqui no Brasil e afirmou que os novos modelos virão com nova configuração no motor de 1.0 turbo TCE e uma nova plataforma, mas sem qualquer ligação com os modelos da Dacia. Serão versão integralmente Renault.