A Honda segue sendo, após décadas, a primeira colocada no ranking brasileiro de vendas de motos, detendo sozinha 80% do mercado de motocicletas. Só a CG160 vende mais que todo o conjunto de motos da segunda colocada, a Yamaha, sozinha.
Ultrapassando momentos de crise, causados pela pandemia, a Honda Motos conseguiu um aumento no número de vendas em 24% no ano de 2021 e cresce ainda mais em 2022, fazendo com que sua produção também precise de uma expansão para suprir as grandes demandas da marca.
No entanto, o sucesso da Honda não ocorre só no Brasil. A marca é líder no mundo inteiro, também. A fabricante de motos indiana Hero, mesmo estando na segunda colocação, não apresenta perigo para a primeira do ranking.
Só no primeiro semestre de 2022 a Honda Motos vendeu mais de 8,4 milhões de motos mundialmente, enquanto a Hero vendeu pouco mais de 2,5 milhões de unidades. Ou seja, quase quatro vezes mais.
Inúmeros são os motivos que fazem com que a marca japonesa se mantenha sempre em primeiro lugar nos rankings: preços considerados acessíveis, inovação em seus modelos e uma ampla rede de distribuição de motos e autopeças, o que faz com que as motos tenham ampla preferência do consumidor, no mundo todo.
Há quem se pergunte se, com novas legislações e mudanças no mercado, a Honda continuará líder absoluta, em virtude da resistência à implementação de novo modelos elétricos e a inserção focada em modelos modernizados de antigas versões fabricadas. Entretanto, cabe notar que são modelos com bom custo-benefício, que claramente são preferência dos consumidores.
Mesmo sendo a primeira opção de muitos consumidores do setor de motos, a Honda Motos concorre com diversas marcas que se fazem presentes nas listas das mais vendidas nacionalmente e mundialmente, sendo elas a Hero, Yamaha, Shineray e TVS.
De todas as marcas citadas, a que mais surpreendeu os especialistas do mercado por ter aparecido no ranking foi a indiana Hero, se fazendo presente em segundo lugar em virtude de grandes vendas feitas na Índia, contabilizando mais de 2 milhões de vendas só nesse país, turbinando seu lugar na lista.
Apesar desse crescimento abrupto em tão pouco tempo, a Hero ainda precisará de um bom tempo para desbancar a primeira colocada.
Tendo como 5 principais modelos mais vendidos no primeiro semestre de 2022, sendo eles a HONDA CG 160, HONDA BIZ, HONDA NXR 160, HONDA POP 110L e HONDA CB 250F TWISTER, a fabricante japonesa ainda deixa o espaço para motocicletas elétricas aberto para novos fabricantes.
Porém, mesmo com essas aberturas da marca, ela continua sendo a primeira colocada nas vendas mundial há décadas e promete continuar fazendo o diferencial no mercado em que atua.
Imagem: Honda CG 160 é a moto mais vendida no Brasil, superando a soma de todas as Yamaha, a segunda colocada. (crédito: Honda)
Um Desafio de Resistência para a Ram Rampage R/T A Ram decidiu colocar à prova… Leia Mais
Introdução ao Mundo do Jeep Recon EV O mundo automotivo está prestes a presenciar um… Leia Mais
Inovação em Duas Rodas: BMW C 400 X Chega ao Brasil A chegada da BMW… Leia Mais
O Jeep Renegade 2024 é um SUV que combina um design robusto e elegante com… Leia Mais
O VW T-Cross 2024, um dos SUVs mais vendidos do Brasil, chega ao mercado com… Leia Mais
A Toyota traz uma nova abordagem para o Land Cruiser 2024, com um design que… Leia Mais