Vendas de carros usados caíram e preços reduziram ao longo de 2022, mesmo que, em comparação com 2021, ainda estejam mais altos.
Os classificados têm exibido grandes variações das tabelas de preços, e ultimamente, com a estacionada das vendas, os valores dos seminovos começaram a cair.
Depois do período de alta no valor dos carros usados, que aconteceu devido ao auge da pandemia, o mercado voltou a se acalmar e agora os preços voltaram a cair. Como resultado, o comportamento do setor mudou com essa variação, e agora, outro tipo de consumo é esperado.
O mercado dos autos tem sofrido grande volatilidade desde que a pandemia começou, em março de 2020. Os preços dos carros passaram a variar tanto, principalmente pela falta de alguns componentes, o que atrapalhava de forma direta a montagem nas fábricas. Como consequência disso, alguns carros passaram a ser priorizados durante a montagem, favorecendo os modelos de maior vendagem. Assim mesmo, prazos de entrega esticados se tornaram comuns a todas as montadoras e, quem queria carro imediatamente, precisava recorrer aos usados.
Em 2021, preços subiram muito
Ao longo de 2021, os preços começaram a subir, e com isso, houve uma supervalorização dos carros usados. Isso se deu, principalmente, pelo fato de que carros novos subiram acentuadamente, muitas vezes contando com ágio na concessionária, já que não havia nada a pronta entrega. Contudo, o mercado ainda assim se manteve aquecido no começo do ano de 2021, mesmo com preços mais altos.
Preços ainda subiram no começo de 2022
Com toda a situação que aconteceu nos últimos dois anos, alguns cenários mudaram, incluindo do ponto de vista financeiro. Ao fazer algumas cotações de automóveis mais populares como Onix, da Chevrolet, o HB20 da Hyundai, Mobi, Strada e Toro da Fiat, entre vários outros, é possível notar que alguns carros mais “simples” e de maior saída tiveram um reajuste mais elevado. Como é o caso dos modelos usados do Gol da Volkswagen.
Dentre 10 modelos dos mais valorizados ao longo do ano de 2021, os mais populares do mercado, ainda continuam com maior valorização. Modelos como Mobi, o próprio Gol, a Strada, o HB20S, entre outros, todos campeões de vendas, subiram 2,11%. É principalmente por causa deles, basicamente, que o percentual ainda continua positivo.
A valorização dos carros usados e seminovos ainda ocorreu em 2022: de setembro de 2021 para cá, com aumentos de 5,91% em média. Mas ao longo de 2022, de março a setembro, o percentual caiu um pouco, em 0,66%, e por isso é possível que a tendência seja continuar diminuindo.
Muitos lojistas acreditam que a tendência é que o valor dos carros usados caia nos próximos meses e começo do ano de 2023, até porque há muitos relatos de menor demanda no mercado.