Umas das maiores marcas de motocicletas do mundo, a Yamaha é a responsável por trazer ao mercado mundial mais uma versão elétrica da tradicional bicicleta. Aproveitando uma tendência mundial no uso de energias mais limpas, a fabricante tenta emplacar mais esta inovação que promete facilitar a vida de quem precisa de um meio de deslocamento simples, barato e não menos eficiente.
Através de sua divisão de bicicletas elétricas, a Yamaha Power Assist Bicycles, a famosa montadora japonesa anunciou desde março deste ano o lançamento da Yamaha Wabash RT e da Yamaha CrossCore RC. Neste artigo vamos falar do primeiro modelo que traz importantes novidades em termos de motorização e potência, o que garante um bom desempenho em todas as situações, seja no asfalto e nas pistas de terra.
Para começar, vamos falar sobre o design da nova Wabash RT que não traz muita diferença em seu design da maioria das bicicletas comuns que são projetadas para o universo das bikes.
O desenho do seu quadro principal foi projetado para trazer mais conforto e uma melhor dirigibilidade ao ciclista em todas as pistas. A configuração do seu drop bar é a mesma das bicicletas tradicionais. No caso do novo modelo, a adoção de barras mais longas permite ao usuário adaptar guidões que sejam capazes de trazer mais conforto e segurança.
Uma das novidades é que se pode acrescentar bagageiros opcionais tanto na frente quanto na parte de trás. Portanto, o novo modelo traz mais esta opção, principalmente para quem gosta de passear pelo campo e para quem gosta de acampar e participar de trilhas.
O seu sistema de transmissão possui uma coroa dupla com 44 dentes e um cassete adicional com mais 11 engates.
Como estamos falando de bicicletas elétricas, a novidade da Yamaha e que já está disponível para a comercialização em vários países traz um sistema de propulsão com quatro níveis de velocidade e que podem ser acionados pelo pedal e que chega a atingir cerca de 45 Km/h com uma potência total de 500 Watts.
A inovação da marca Yamaha não para por aí. O novo sistema de propulsão permite que o usuário possa controlar ainda a cadência, a velocidade da roda e o ângulo de inclinação da bicicleta. Tudo isto vai ajudar ao sistema de alimentação elétrica fornecer a quantidade correta e precisa de energia para o bom desempenho em qualquer situação.
O sistema de alimentação para a nova Wabash RT é feito através de baterias de 500 Wh cuja fabricação é feita pela própria Yamaha e que podem ser reguladas para cada tipo de terreno.
O novo modelo começou a ser comercializado nos Estados Unidos de modo inicial a partir do segundo semestre deste ano com um preço de 4.099 dólares (pouco mais de R$ 20 mil) e somente na cor Blue Steel.
No Brasil, por enquanto, só através de importação independente.
Daniel Feitosa
Imagem: Yamaha
Um Desafio de Resistência para a Ram Rampage R/T A Ram decidiu colocar à prova… Leia Mais
Introdução ao Mundo do Jeep Recon EV O mundo automotivo está prestes a presenciar um… Leia Mais
Inovação em Duas Rodas: BMW C 400 X Chega ao Brasil A chegada da BMW… Leia Mais
O Jeep Renegade 2024 é um SUV que combina um design robusto e elegante com… Leia Mais
O VW T-Cross 2024, um dos SUVs mais vendidos do Brasil, chega ao mercado com… Leia Mais
A Toyota traz uma nova abordagem para o Land Cruiser 2024, com um design que… Leia Mais