VW Constellation: o primeiro caminhão autônomo da Volkswagen no Brasil

O primeiro caminhão autônomo da Volkswagen, o Constellation, já está sendo testado no Brasil.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) divulgou recentemente que está fazendo testes com o caminhão autônomo Constellation 31.280 8×4 em lavoura de cana-de-açúcar no interior do estado de São Paulo. O modelo é o primeiro caminhão da VWCO capaz de rodar sem motorista a ser testado em solo brasileiro. Contudo, como o sistema do Constellation é, por enquanto, experimental, nos testes realizados durante a colheita de cana, um motorista está a bordo para evitar eventuais problemas. O caminhão autônomo da VWCO conta com um motor MAN D08 capaz de entregar os 280 cavalos de potência e câmbio automático de 2 velocidades.

Apesar de ter um sistema semelhante ao do Mercedes-Benz Axor e do Volvo VM, outros modelos de caminhões autônomos que estão operando por aqui, a VW afirma que desenvolveu uma série de sistemas diferenciais para o Constellation. Assim, embora se utilize de radares, sensores e câmeras para manter a velocidade constante durante a trajetória definida antes de começar a rodar e reconhecer obstáculos pelo caminho, e tenha a capacidade de reconhecer placas de sinalização como os outros dois modelos citados, o Constellation 31.280 8×4 da VW conta com várias novidades.

Entre elas, destaque para o geoposicionamento em tempo real, um dispositivo que se orienta a partir do GPS e identifica se o veículo se encontra na posição correta conforme a rota previamente definida. O geoposicionamento em tempo real ajuda a evitar perdas e esmagar mudas, por exemplo, minimizando os danos durante as operações. Outro ponto a se destacar é a opção de ajustar a operação do caminhão através de teclas presentes no painel.

O Constellation 31.280 8×4 conta, ainda, com outro diferencial: as câmeras posicionadas no lugar onde costumam estar os retrovisores. Conforme as informações divulgadas pela VW, tais câmeras permitem uma visão de 360 graus, bem como oferecem melhor visibilidade durante operações noturnas.

A parte de engenharia da VW também fez algumas alterações na estrutura do caminhão e reforçou os eixos dianteiros, os quais têm, agora, capacidade para 8 toneladas, enquanto os traseiros podem suportar até 13 toneladas. O caminhão autônomo da VWCO conta, ainda, com pneus de alta flutuação, responsáveis por aumentar a tração e reduzir a compactação do solo.

A VW também informou que o Constellation 31.280 8×4 conta com o kit canavieiro, ou seja, um pacote que equipa o caminhão com uma série de proteções a fim de evitar danos, entre eles a proteção inferior do radiador, grade de proteção frontal e tela de proteção do radiador.

Imagem: Caminhão VW autônomo com kit canavieiro (VW)

Compartilhe

Posts Recentes

Ram Rampage R/T: Potência e Resistência na Corrida de 24 Horas

Um Desafio de Resistência para a Ram Rampage R/T A Ram decidiu colocar à prova… Leia Mais

Jeep Recon EV: revolução elétrica no asfalto e na trilha

Introdução ao Mundo do Jeep Recon EV O mundo automotivo está prestes a presenciar um… Leia Mais

BMW C 400 X: tecnologia e estilo nas ruas brasileiras

Inovação em Duas Rodas: BMW C 400 X Chega ao Brasil A chegada da BMW… Leia Mais

Jeep Renegade 2024: análise profunda de Desempenho e Design

O Jeep Renegade 2024 é um SUV que combina um design robusto e elegante com… Leia Mais

VW T-Cross 2024: inovação e eficiência em SUV Compacto

O VW T-Cross 2024, um dos SUVs mais vendidos do Brasil, chega ao mercado com… Leia Mais

Toyota Land Cruiser 2024: reinvenção do ícone Off-Road

A Toyota traz uma nova abordagem para o Land Cruiser 2024, com um design que… Leia Mais