Motos elétricas chegam às trails para off-road. E, no caso da Storm Bee F, com torque digno de picape média e carro esportivo.
A fabricante de motocicletas com sede na China, trará o seu primeiro exemplar elétrico para os Estados Unidos no ano de 2023. A Sur-ron Storm Bee F 2023 é antecessora da Light Bee X, uma e-bike da categoria leve.
No site oficial já é possível solicitar pedidos da Storm Bee F 2023. E o modelo deverá desembarcar nas concessionárias por volta do mês de fevereiro do próximo ano, com a perspectiva de preço de varejo de US$ 8.499 (pouco menos de R$ 50 mil, em conversão direta).
O mercado dos veículos elétricos está crescendo de forma expressiva no mercado mundial. Poucos países e marcas não estão investindo em incentivos no mercado, ou políticas públicas de incentivo à categoria dos eletrificados, totalmente elétricos ou híbridos. As marcas decidiram que iriam entrar com tudo para a briga dos eletrificados até por exigências legais. No Brasil, este nicho tem crescido e recebido mais modelos, mesmo que de forma "tímida" e lenta.
Até o momento, não é possível afirmar quando o novo modelo de motocicleta desembarcará oficialmente em terras brasileiras. Enquanto aguardamos a divulgação de novas informações confiáveis, descubra quais são as principais características do conjunto mecânico e equipamentos da Storm Bee F 2023.
No entanto, é possível importar a moto de maneira independente.
Conjunto mecânico
A nova Storm Bee F conta com o alcance de 120km e uma velocidade máxima de 110km/h. Segundo dados da fabricante, o modelo leva até 4 horas para recarregar, quando utilizado uma tomada de parede comum de 120 volts. A energia do motor elétrico é gerado e refrigerado a líquido, nutrido por uma bateria de 104V/55Ah. Com a sua capacidade de carga 100%, a moto produz 22,5kW (30cv) de potência.
Quanto ao torque, precisamos até reler e consultar especificações técnicas para verificarmos se realmente estava correto. Segundo dados do fabricante, o torque é de impressionantes 383 lb.ft., 520NM o que dá nada menos de 52kgfm. Algo digno de picapes médias, o que promete arrancadas e retomadas para o piloto se segurar na moto para não cair.
Diga-se de passagem, é comum em veículos elétricos um torque alto para baixa potência. Este é o grande diferencial de motores elétricos para motores a combustão, que os torna econômicos e com boas arrancadas.
O exemplar chegará ao mercado norte-americano contando com tecnologias recentes, como, por exemplo, o controle de tração, apelidado pela fabricante de ASR ou Redução Acelerada de Deslizamento, engate regenerativo do motor, ou BERS e Brake Energy Regenerative System. Além de disponibilizar 3 modos de pilotagem, como o modo Sport.
Equipamento
A motocicleta também está super bem equipada, apresentando suspensão com garfo invertido, compressão e rebote totalmente ajustáveis. Contando ainda com rodas dianteiras de 21" polegadas, raios traseiros de 18" polegadas e farol em LED.
Visual
O novo modelo de motocicleta elétrica chegou contando com o visual extremamente desportivo, totalmente construído de forma esportiva, robusta e clássica (do ponto de vista rústico da palavra) para aqueles consumidores que amam aventuras e trajetos extremos e radicais.
Imagens: Sur-ron