Uber adota carro elétrico Hyundai Ioniq 5 sem motorista, com tecnologia autônoma

Acordo entre Motional e Uber prevê uso de carros sem motorista para transporte urbano pela Uber.

Uma notícia que deve deixar motoristas de aplicativos com a pulga atrás da orelha.

Um novo acordo comercial entre a Uber e a Motional foi realizado, e agora o provedor de compartilhamento de viagens também terá robotaxis. Parte do acordo é de que a empresa implante os rototaxis elétricos no modelo da Hyundai Ioniq 5 em alguns mercados que já foram selecionados. O objetivo é alcançar milhões de clientes, através do serviço de transporte autônomo.

A empresa Motional é uma desenvolvera da direção autônoma e atua no ramo de tecnologia dos robotaxis. Se tornou uma especialista em segurança avançada com conectividade e eletrificação de carros. Fica em Boston, mas possui escritórios espalhados em outros estados como Califórnia e Santa Mônica onde os robotaxis já são testados.

O modelo e testes do negócio vem sendo testado no Hyundai Ioniq 5, e o público já teve acesso aos robotaxis em 2021, quando uma viagem de cross-country foi realizada de forma totalmente autônoma nos Estados Unidos. Foram mais de 100.000 passeios públicos.

Entregas de alimentos de forma autônoma

Antes a Motional já tinha uma relação de trabalho com a Uber em entregas autônomas de alimentos. Que acontecia em Los Angeles, mas agora, a ideia é expandir essa parceria para um novo acordo comercial que deve incluir também passeios com passageiros. O Uber no robotaxis deve atender passageiros sem motorista e também continuar fazendo suas entregas.

Com a novidade, as empresas decidiram compartilhar vários detalhes no novo projeto, e também fizeram um comunica a imprensa, afirmando que a adoção dos robotaxis já é uma realidade do acordo feito com a Motional.

A ideia é que todos os transportes sejam feitos pelo modelo da Hyundai, incluindo o serviço de entregas. Com isso, as empresas já concordaram e fizeram um acordo comercial para começar. Até o momento o programa mencionado vai começar atendendo o Uber Eats, conforme for o sucesso, deve passar a atender outras operações e realizar outros tipos de entregas, inclusive com passageiros em cidades adicionais.

Posicionamento eficiente e eficaz das empresas

Ambas as empresas já mencionaram alguns insights para o que diz respeito aos robotaxis. E como eles devem ser programados para serem eficientes para maximizar os serviços, além de aumentar a geração de receitas. O que reduziria tempo de espera e o custo.

Outras vantagens de se trabalhar dessa forma sem motorista está em mostrar o avanço da tecnologia, e como se torna possível implantar estrategicamente novos serviços de transporte. As primeiras viagens devem começar ainda em 2022, mas por enquanto só nos Estados Unidos.

O Hyundai Ioniq 5, da Uber (divulgação/Hyundai)

Veja imagens do Hyundai Ioniq 5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *