Moto Yamaha Red Dragonfly 2023 é réplica da primeira Yamaha do mundo

Réplica foi colocada no site da Yamaha, mas não foram divulgados preços ainda.

A Yamaha Brasil lançou uma réplica da primeira motocicleta fabricada pela empresa, a Red Dragonfly ou simplesmente, RD. O lançamento da réplica é uma ação para a comemoração do aniversário de cinquenta anos da Yamaha no nosso país.

Esta empresa é um sucesso mundial e a sua história é extremamente interessante, onde o começo do que futuramente se tornaria uma das fabricantes de motocicletas mais famosas do mundo é muito inusitado. O fundador, Torakusu Yamaha, trabalhava consertando órgãos musicais. Por seu talento e dedicação, fundou uma marca que se tornou uma das mais reconhecidas desse ramo musical.

Posteriormente, após o início da Segunda Guerra Mundial, o presidente da companhia da época, optou por utilizar o conhecimento em tecnologias metalúrgicas e uso de máquinas que produziam aviões para dar início a fabricação de motocicletas, entrando, no mercado automotivo e saindo da categoria musical.

E assim, tudo começou a se desenrolar para o surgimento de uma das marcas mais consolidadas do mercado automotivo. A empresa cresceu, entrou no nicho de motocicletas para competições esportivas, onde aumentou sua fama e posteriormente começaria a exportar para o mercado norte-americano.

História da Red Dragonfly no Brasil

No mês de novembro do ano 1970 as atividades da empresa iniciaram-se no país. Naquele momento, os modelos de motos eram em cores pretas, porém, a RD já contava com cores, chamando bastante atenção dos consumidores. O modelo até conquistou o primeiro lugar no ano de 1955, na Corrida de Subida do Monte Fuji, muito famosa na época do lançamento da motocicleta.

Conforme a Yamaha, a Red Dragonfly traduz o DNA vencedor da empresa. A réplica foi desenvolvida em parceria com a Bendita Macchina, que, se inspirou na história da empresa, usando técnicas manuais para redesenhar os detalhes do modelo emblemático.

Visual marcante

O visual da RD tem uma "pegada" clássica, porém, imponente e esportiva em simultâneo. Contando com um tanque esculpido em forma de gota, deixando o exemplar com uma aparência marcante e despojada, os seus faróis são redondos e todos os detalhes que formam o seu conjunto visual nos lembram claramente a época em que foi lançada pela primeira vez.

Conjunto mecânico

O conjunto mecânico da motocicleta Red Dragonfly tem a sua base na Factor 125, como o conjunto mecânico completo, câmbio e motor. O motor é um monocilíndrico e conta com a capacidade para produzir 11 cavalos de potência máxima.

A Yamaha apenas disponibilizou o modelo em seu site, mas ainda não o colocou à venda nem divulgou um preço oficial.

Compartilhe

Posts Recentes

Veículos elétricos vendem pouco e GM resolve apostar em híbridos

Inconvenientes e caros, veículos 100% elétricos são preteridos pela GM, que resolve mudar o foco… Leia Mais

Calendário IPVA 2024 RJ – datas, prazo, desconto

Pagamento do IPVA 2024 no Rio de Janeiro começa no dia 22 de janeiro. Cidadãos… Leia Mais

Calendário de pagamento do IPVA 2024 PR – alíquotas, parcelamento, desconto

Prazo de pagamentos para o estado do Paraná já começou a valer. À medida que… Leia Mais

IPVA 2024 São Paulo – prazo de pagamento, descontos

Prazos de Pagamento O IPVA 2024 para veículos em São Paulo possui um calendário específico… Leia Mais