Réplica foi colocada no site da Yamaha, mas não foram divulgados preços ainda.
A Yamaha Brasil lançou uma réplica da primeira motocicleta fabricada pela empresa, a Red Dragonfly ou simplesmente, RD. O lançamento da réplica é uma ação para a comemoração do aniversário de cinquenta anos da Yamaha no nosso país.
Esta empresa é um sucesso mundial e a sua história é extremamente interessante, onde o começo do que futuramente se tornaria uma das fabricantes de motocicletas mais famosas do mundo é muito inusitado. O fundador, Torakusu Yamaha, trabalhava consertando órgãos musicais. Por seu talento e dedicação, fundou uma marca que se tornou uma das mais reconhecidas desse ramo musical.
Posteriormente, após o início da Segunda Guerra Mundial, o presidente da companhia da época, optou por utilizar o conhecimento em tecnologias metalúrgicas e uso de máquinas que produziam aviões para dar início a fabricação de motocicletas, entrando, no mercado automotivo e saindo da categoria musical.
E assim, tudo começou a se desenrolar para o surgimento de uma das marcas mais consolidadas do mercado automotivo. A empresa cresceu, entrou no nicho de motocicletas para competições esportivas, onde aumentou sua fama e posteriormente começaria a exportar para o mercado norte-americano.
História da Red Dragonfly no Brasil
No mês de novembro do ano 1970 as atividades da empresa iniciaram-se no país. Naquele momento, os modelos de motos eram em cores pretas, porém, a RD já contava com cores, chamando bastante atenção dos consumidores. O modelo até conquistou o primeiro lugar no ano de 1955, na Corrida de Subida do Monte Fuji, muito famosa na época do lançamento da motocicleta.
Conforme a Yamaha, a Red Dragonfly traduz o DNA vencedor da empresa. A réplica foi desenvolvida em parceria com a Bendita Macchina, que, se inspirou na história da empresa, usando técnicas manuais para redesenhar os detalhes do modelo emblemático.
Visual marcante
O visual da RD tem uma "pegada" clássica, porém, imponente e esportiva em simultâneo. Contando com um tanque esculpido em forma de gota, deixando o exemplar com uma aparência marcante e despojada, os seus faróis são redondos e todos os detalhes que formam o seu conjunto visual nos lembram claramente a época em que foi lançada pela primeira vez.
Conjunto mecânico
O conjunto mecânico da motocicleta Red Dragonfly tem a sua base na Factor 125, como o conjunto mecânico completo, câmbio e motor. O motor é um monocilíndrico e conta com a capacidade para produzir 11 cavalos de potência máxima.
A Yamaha apenas disponibilizou o modelo em seu site, mas ainda não o colocou à venda nem divulgou um preço oficial.