A empresa chinesa Xiaomi, tradicional fabricante de celulares, oficializa sua entrada no mercado de veículos fazendo investimento em empresa automotiva pouco conhecida.
Além de já ter anunciado seu próprio carro autônomo, em parceria com a Tianjin Gongjiangpai Auto Technology, a multinacional chinesa inicia no ramo com um investimento milionário, no qual inclusive, Liu Dezheng (cofundador da Xiaomi) atua como um dos diretores.
Cercado de grandes expectativas pela Xiaomi, conheceremos melhor o modelo SC-01, primeiro exemplar da marca: um automóvel esportivo que promete oferecer design, sofisticação e versatilidade; além de um valor acessível para a categoria.
Sendo considerado um modelo de pequeno porte, pesando em média 1300kg, o automóvel elétrico se destaca pela sofisticação e design interno/externo, que com apenas 1.300kg possui mais de 400 cv.
Com duas portas, capô rebaixado, faróis frontais afiados, e faróis traseiros arredondados, o compacto modelo possui dois motores elétricos potentes (potência combinada de 320KW), podendo atingir a velocidade de 100km/h em até 3,9 segundos, o que não é considerado pouco para um elétrico. Sobre seu desempenho em km por carga, obtém-se uma autonomia de até 500km por carga completa.
Apesar de ser considerado um modelo compacto, suas dimensões não são tão pequenas. Suas dimensões exatas são 4085/1820/1162 mm com uma distância de 2500 mm entre os eixos.
Além de uma aparência sofisticada e atraente, o valor estimado para os exemplares do SC-01 provavelmente será inferior a 300.000 RMB (cerca de R$ 220 mil, em conversão direta), o que se considera valor acessível para um esportivo elétrico. Com isso, quebra-se a ideia de que modelos esportivos tenham de ser necessariamente de alto custo, em especial os modelos elétricos, o que pode instigar ainda mais o consumidor a adquirir o automóvel a ser lançado.
A empresa inclusive, já aceita reservas dos consumidores que desejam adquirir o exemplar, podendo iniciar a reserva do mesmo com investimento de apenas 199 RMB (cerca de R$ 150).
O modelo estará disponível para pedidos no primeiro trimestre de 2023, já as entregas começam no quarto trimestre do mesmo ano.
Grandes expectativas circulam sobre a parceria das empresas na geração do exemplar por diversos fatores. Dentre eles a expansão automobilística elétrica, o crescimento do segmento, e interesse dos consumidores pela categoria, o que torna o exemplar um potencial sucesso no mercado, levando-se em consideração o custo/benefício. Aguardaremos a distribuição do novo SC-01 no mercado, a grande aposta da multinacional chinesa que pode de fato ser um grande sucesso no ramo, gerando diversas possibilidades de expansão do segmento pela Xiaomi.
Confira um vídeo de apresentação do carro:
Imagens: Autohome
Um Desafio de Resistência para a Ram Rampage R/T A Ram decidiu colocar à prova… Leia Mais
Introdução ao Mundo do Jeep Recon EV O mundo automotivo está prestes a presenciar um… Leia Mais
Inovação em Duas Rodas: BMW C 400 X Chega ao Brasil A chegada da BMW… Leia Mais
O Jeep Renegade 2024 é um SUV que combina um design robusto e elegante com… Leia Mais
O VW T-Cross 2024, um dos SUVs mais vendidos do Brasil, chega ao mercado com… Leia Mais
A Toyota traz uma nova abordagem para o Land Cruiser 2024, com um design que… Leia Mais